Vitamina D para que serve? importância e benefícios para saúde - Atitude Tocantins
Vitamina D para que serve? importância e benefícios para saúde
Notícias Opnião Saúde

Vitamina D para que serve? importância e benefícios para saúde

Vitamina D para que serve? importância e benefícios para saúde
5 (100%) 1 vote

“A vitamina D é necessária para o desenvolvimento de ossos fortes e saudáveis. Sua principal função é manter a concentração adequada de cálcio e fósforo no organismo. A vitamina D é necessária para o processo de calcificação. Isto é particularmente importante em bebês e crianças pequenas, cujos ossos se desenvolvem a um ritmo relativamente rápido”. Thiago Rogério


por Thiago Rogério

vitamina D, também conhecida como calciferol, teve sua origem em 1782, quando foi descoberto que o óleo de fígado de bacalhau,curou pessoas que sofriam de raquitismo. Mais tarde, em 1918, foram feitos alguns testes em animais confirmaram que o raquitismo é devido a uma deficiência de vitamina D.

Desde então, outros estudos têm demonstrado que a síntese de vitamina D ocorre no corpo sob a influência dos raios UV da luz do sol. A quantidade de vitamina D fornecida é maior durante os meses de verão.

Benefícios da vitamina D

vitamina-d (1)A vitamina D é necessária para o desenvolvimento de ossos fortes e saudáveis. Sua principal função é manter a concentração adequada de cálcio e fósforo no organismo. A vitamina D é necessária para o processo de calcificação. Isto é particularmente importante em bebês e crianças pequenas, cujos ossos se desenvolvem a um ritmo relativamente rápido.

A vitamina D mantém a estrutura normal dos ossos e ajuda a regular o equilíbrio entre o cálcio nos ossos e cálcio no sangue. Também ajuda no desenvolvimento dos dentes. Quando existe deficiência de vitamina D e na formação dos dentes torna-se deficiente e leva ao desenvolvimento de cárie dentária. Em geral, a função da vitamina D é causar uma maior absorção, maior retenção e uma melhor utilização do cálcio e do fósforo no corpo.

Deficiência de vitamina D

A mudança mais importante quando existe deficiência de vitamina D é um aumento da perda de cálcio e fosfato nas fezes. Isso leva a uma queda no seu nível no sangue e, portanto, não estão disponíveis para a formação de osso. Devido a esta razão, as crianças sofrem de raquitismo e os adultos de osteomalacia.

Na deficiência de vitamina D, há uma diminuição da absorção do cálcio dos alimentos e também diminui o nível de fosfato no sangue. Também leva ao desenvolvimento da cárie dental. Mais informações: prevenção da deficiência de vitamina D.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *