Veículo do IBAMA pode ter sido usado para levar sal mineral para Ilha do Bananal - Atitude Tocantins
Veículo do IBAMA pode ter sido usado para levar sal mineral para Ilha do Bananal
Destaques Estado Meio Ambiente Notícias

Veículo do IBAMA pode ter sido usado para levar sal mineral para Ilha do Bananal

Veículo do IBAMA pode ter sido usado para levar sal mineral para Ilha do Bananal
Avalie esse post

A imagem enviada ao Portal Atitude mostra um veículo do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, do IBAMA, sendo carregado em uma loja de produtos agropecuários em Formoso do Araguaia.

por Wesley Silas

Conforme o denunciante indígena que pediu para não se identificar, o veículo é utilizado pelo presidente do Conselho das Organizações Indígenas do Povo Javae da Ilha do Bananal, Vantuires Oliveira Martins Javae. As imagens gravadas indicam que o veículo estaria sendo  usado para carregar de sal mineral usado como suplemento de bovinos criados na Ilha do Bananal.

Por telefone, a reportagem do Portal Atitude tentou ouvir o líder indígena que alegou não “estar entendendo a denúncia” que não deve “satisfação” do seu trabalho a jornalistas, apesar das imagens indicarem aparência do produto carregado com sal mineral.

De acordo como o responsável pela PREVFOGO no Tocantins, Waner G. Lima, os produtos carregados na veículos podem ser material para um viveiro.

“Estamos fazendo viveiro na Ilha e talvez possa ser outro produto que está sendo transportado”, disse Waner.

Sobre a Prevfogo

Conforme a Portaria nº 3.020 de agosto deste ano, o presidente Substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Luis Carlos Hiromi Nagao, informou que o veículo faz parte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, que levou em conta a situação de emergência ambiental do Tocantins que selecionou áreas críticas e dispõe sobre a “contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”. Para Formoso do Araguaia foi autorizado a contratação de um Brigadista Chefe de Brigada, dois Brigadistas Chefes de Esquadrão e dez Brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais no município.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *