Tocantins registra tímido saldo positivo na geração de empregos em maio - Atitude Tocantins
Tocantins registra tímido saldo positivo na geração de empregos em maio
Destaques Economia Emprego Estado Notícias

Tocantins registra tímido saldo positivo na geração de empregos em maio

Tocantins registra tímido saldo positivo na geração de empregos em maio
Avalie esse post

Resultado do mês foi impulsionado pelos setores de Serviços e Comércio.  No comparativo entre as cidades do Tocantins com mais de 30 mil habitantes, Colinas do Tocantins com 88 (2.87) novos postos de emprego, seguido por Porto Nacional se destacou com saldo positivo de 194 (2.69%) novas vagas de emprego e Palmas com 395 novas vagas (0,49%) e Gurupi com 17 novas vagas na variação entre admissão e demissão. Araguaína e Paraíso tiveram saldos negativos.

por Wesley Silas

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que o estado de Tocantins teve saldo positivo na geração de empregos em maio. No período, foram abertos 44 novos postos de trabalho, uma variação de 0,02% em relação ao estoque do mês anterior.

Apesar dos dados serem positivos, o resultado mostra durante os últimos 07 anos o saldo de emprego celetista oscilou muito. Conforme pode se observar no gráfico abaixo, os meses de maio do anos de 2013, 2015 e 2016 tiveram saldo negativo em 2017 começou a recuperar gerando saldo positivo de 441, em 2018 elevou para 1.013 e em maio de 2019, apesar do número ser positivo teve um tímido saldo de apenas 44.

Cidades

Na evolução de emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes, com referência o estoque do mês anterior a variação foi de 0,37%, representando saldo de 527 novos empregos com relação ao total de admissão (4.507) e desligamento (3.990). (Confira a tabela).

Em maio, a geração de empregos na economia tocantinense foi impulsionada pelos setores de Serviços, com a abertura de 202 novos postos, Comércio e Extrativa Mineral (confira tabela).

Desempenho Nacional

Em todo o Brasil, foram criados, em maio, 32.140 empregos formais. Se consideradas as vagas abertas desde janeiro, o número já chega a 351.063 novos postos com carteira assinada este ano. Com isso, o estoque de vagas no país chega a 38,761 milhões, o maior desde maio de 2016, quando o Caged havia registrado 38,783 milhões de vínculos empregatícios.

O destaque nacional neste último mês foi a Agropecuária, responsável pela abertura de 37.373 postos formais em todo o país. O segundo melhor desempenho foi o do setor da Construção Civil, com 8.459 novos postos, seguido dos Serviços (2.533), da Administração Pública (1.004) e da Extrativa Mineral (627).

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *