Temporada de Praia | EcoPedal Peixe a Lagoa do Romão aquece os preparativos para limpeza do rio Tocantins para temporada de praia - Atitude Tocantins
Temporada de Praia | EcoPedal Peixe a Lagoa do Romão aquece os preparativos para limpeza do rio Tocantins para temporada de praia
Cidades Destaques Meio Ambiente Notícias Peixe Turismo

Temporada de Praia | EcoPedal Peixe a Lagoa do Romão aquece os preparativos para limpeza do rio Tocantins para temporada de praia

Temporada de Praia | EcoPedal Peixe a Lagoa do Romão aquece os preparativos para limpeza do rio Tocantins para temporada de praia
Avalie esse post

A comunidade de Peixe com participação de turistas de cidades vizinhas, como Gurupi, finalizam o Projeto dedicado à Semana de Meio Ambiente com 2ª EcoPedal Peixe/Lagoa do Romão que aconteceu neste sábado, 15, e no domingo, 16, a BR-242 no trajeto que dá acessos ao Rio Tocantins em Peixe promete ser movimentada com a quantidade de veículos levando carretinhas com barcos para participar da 14ª Etapa do projeto Amigos do Rio com saída marcada para acontecer a partir das 05h 30min. da manhã da rampa principal. Confira também imagens deste final de semana em Peixe. 

por Wesley Silas

Com percurso de 54km a Prefeitura de Peixe por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã desta sábado, 15, o 2º EcoPedal no trajeto de Peixe a Lagoa do Romão com participação de um grupo de pedaleiro da cidade de Peixe.

“No trajeto foram levadas mudas plantas do serrados para a população e plantio de mudas de buriti na Lagoa”, disse a a Secretária de Meio Ambiente, Maria Luiza.

2º EcoPedal no trajeto de Peixe a Lagoa do Romão
Ciclistas durante plantação de mudas de buriti nas margens do lago.

Limpeza do Rio Tocantins

Outro projeto que está movimentando a cidade de Peixe desde este sábado, 15, é a 14ª Etapa do projeto Amigos do Rio acontecerá partir das 05h 30min. da manhã do dia 16 de junho com saída da rampa principal.

Rampa do Rio Tocantins em Peixe neste sábado.

“Estamos com a expectativa de receber 80 barcos e quase 300 voluntários e vamos nos reunir a partir das 5h30min. da manhã na rampa principal da Beira Rio e será oferecido um café da manhã. Em seguida vamos fazer uma oração e sair em dois trajetos, sendo um da rampa até a Usina da Enerpeixe e o outro da rampa até a barra do Santa Tereza com percurso total de 30km, onde os voluntário vão percorrer o rio limpando as margens do rio, as ilhas e retirando o lixo depositado no leito do rio Tocantins”, disse a secretária Maria Luiza.

Neste sábado, famílias aproveitaram a programação da Limpeza do Rio pra visitar as praias do Rio Tocantins em Peixe.

Receber turistas à temporada de Praia

A intenção dos organizadores do projeto Amigos do Rio é recolher o quanto menos de lixo que servirá como indicador de que as pessoas estão mais conscientes e o projeto está fazendo efeito, em especial aos donos de ranchos que passam os finais de semana nas margens do rio para que durante a temporada de praia, que terá programação divulgada na semana que vem,  os turistas recebam o rio limpo e mostram o exemplo da importância da preservação, evitando pesca predatória e retorne com os lixos produzidos.

Este final de semana está sendo movimentado em Peixe.

“Todos os anos a gente recolhe uma média de 5 a 6 toneladas de lixos e este ano queríamos que não chegasse a este total e recolhêssemos menos lixo porque significa que o pessoal estaria tendo mais consciência de manter o nosso rio limpo e este é o nosso principal objetivo,  mantermos as belezas naturais das nossas águas com peixes, tartarugas porque temos um berçário natural e estes lixos acabam prejudicando e matando os animais como as tartarugas”, disse e secretária. “Eles podem vir se divertir, mas que levem seus lixos embora também por lugar de lixo não é nas margens dos rios, nas ilhas e dentro da água”, acrescentou.

Neste domingo mais de 300 voluntários irão participar do projeto da Limpeza do Rio.

O projeto Amigos do Rio é realizado pela Prefeitura Municipal de Peixe por meio da Secretaria de Meio Ambiente e tem o apoio da Enerpeixe, Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Saborelle e Beco do Pescador.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *