Socorristas do SAMU de Porto Nacional fazem parto de jovem dentro da ambulância - Atitude Tocantins
Socorristas do SAMU de Porto Nacional fazem parto de jovem dentro da ambulância
Cidades Destaques Notícias Porto Nacional

Socorristas do SAMU de Porto Nacional fazem parto de jovem dentro da ambulância

E o dia começou intenso e feliz para a equipe plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de suporte básico, de Porto Nacional. É que os profissionais Reginaldo Rodrigues da Silva (condutor-socorrista) e a técnica de enfermagem, Tatiaria Paz da Silva foram chamados para atender uma ocorrência de ‘trabalho de parto’, neste sábado, 27, às 8h01min, no setor Vila Nova.

por Redação

A jovem Juliane Moreira da Silva, de 20 anos, grávida de 39 semanas e 6 dias, já aguardava a equipe, com muitas dores e a bebê já quase nascendo. Foi só o tempo de resgatar a mãe, que a criança chamada de Sofia, nasceu dentro da ambulância, já chegando no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, no centro da cidade.

O parto foi finalizado dentro da maternidade, com todos os procedimentos, pela equipe médica e de enfermeiros, que já esperavam a paciente. Mãe e filha passam bem.

Com vasta experiência neste tipo de ocorrência, além de cursos e capacitações, o socorrista Reginaldo Rodrigues definiu o momento como “de muita emoção, por ser uma vida que chega ao mundo”, disse ele, observando que foi uma alegria em meio a tanta tristeza e dor que o mundo vive, causadas pelo pandemia do novo Coronavírus.

A técnica Tatiaria Paz, também com muita experiência na área, trabalhou com intensidade e segurança, para proporcionar à mãe e à criança, um momento único em suas vidas.

O SAMU de Porto Nacional é gerido pela Secretaria Municipal da Saúde, e desde sempre presta um serviço de excelência à comunidade portuense, sendo oportuno e eficaz em todas as ocorrências. Atende todas as necessidades preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

A nova sede própria do SAMU está localizada na Avenida das Nações Unidas, entre os setores Vila Nova e Nova Capital, e ladeia a Farmácia Básica Municipal e a Sala do Cartão SUS. É aberta 24 horas.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou até mesmo à morte.

É financiado pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, com a finalidade de melhorar o atendimento à população. Presta socorro nas residências, locais de trabalho e vias públicas.

Deve ser acionado também em casos de trauma com sangramentos, hemorragias, intoxicações acidentais, engasgos, envenenamento e tentativas de suicídio, quedas, fraturas, queimaduras graves e acidentes de trânsito com vítimas; choque elétrico; falta de ar intensa; e suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns).

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico é que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.

Durante a criação do SAMU foi definido que seu custeio seria tripartite, sendo 50% do Governo Federal, 25% do Governo do Estado e 25% dos municípios. Entretanto, alguns serviços têm 50% do Governo Federal e o Estado assume o restante do custeio.

Profissionais

Compõem o SAMU, a equipe da central de regulação – médicos reguladores e técnicos auxiliares de regulação médica; equipe das Unidades de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM) – médico e enfermeiro; equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico – técnico de enfermagem e condutor-socorrista.

Quando NÃO chamar o SAMU:

Nas situações clínicas não urgentes (dor lombar crônica, febre baixa, problemas crônicos de saúde etc.); nas situações em que existe a condição de deslocamento por meios próprios ao atendimento hospitalar.

Em que casos chamar a ambulância?

Para pedir socorro, antes de mais nada, tenha em conta a sua própria segurança e a da vítima e, a seguir, ligue para um destes números, de acordo com a necessidade: Para chamar uma ambulância (SAMU) ligue: 192. Para chamar a Polícia Militar (PM) ligue: 190. Para chamar o Corpo de Bombeiros ligue: 193.

Qual a função do condutor do SAMU?

O socorrista. Para salvar uma vida é preciso ter uma pessoa designada para tal função, e esse papel cabe ao socorrista. Ele deve ser um profissional treinado para prestar o primeiro socorro e auxiliar os profissionais do atendimento pré-hospitalar, no local da emergência. Para obter a certificação de socorrista não é preciso ser um profissional da área médica.

Qual a diferença entre SAMU e resgate?

Se houver um acidente com vítima presa em ferragem, por exemplo, o SAMU conta com o apoio dos profissionais do Corpo de Bombeiros, para que a mesma seja retirada de dentro do veículo. O bombeiro faz o resgate, ou seja, os primeiros socorros e o SAMU faz o atendimento médico.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós