Sobre leituras do mundo - Atitude Tocantins
Sobre leituras do mundo
Destaques Notícias Opnião

Sobre leituras do mundo

Sobre leituras do mundo
Avalie esse post

“A leitura é indispensável, pois é fonte de riquezas. Cada um de nós tem várias formas de adquirir conhecimentos na vida e precisamos saber ler. Há pessoas que confundem leitura com informação; por exemplo: um telejornal é um exemplo de informação, pois apenas informa aquilo que foi selecionado minuciosamente conforme os interesses de quem controla o jornal”. João Nunes.


João Nunes da Silva

Doutor em comunicação e cultura contemporâneas, Mestre em Sociologia e professor da UFT Campus de Arraias. Trabalha como projeto em cinema e educação

A leitura é fundamental para o cérebro, para o eu, para a vida; é, portanto, fundamental ler, pois, sem leituras não há como entender o mínimo da vida.

Há várias formas de leituras; a mais comum é a que conhecemos quando falamos de livros e de textos em geral, o que inclui poesia, romances, contos, crônicas, jornais, revistas, entre tantos outros.

leitura-1Fazemos leitura de tudo na vida, de tudo o que está ao nosso redor; isso desde a nossa formação: em casa com a família, com os amigos e com quem encontramos no cotidiano. Tudo é passível de leituras.

Nascemos para ler o mundo a nossa volta e assim nos tornarmos melhor. Tudo o que está ao nosso alcance é passível de leituras. Essa é a leitura da vida, conforme já falava o grande educador Paulo Freire.

A leitura é indispensável, pois é fonte de riquezas. Cada um de nós tem várias formas de adquirir conhecimentos na vida e precisamos saber ler. Há pessoas que confundem leitura com informação; por exemplo: um telejornal é um exemplo de informação, pois apenas informa aquilo que foi selecionado minuciosamente conforme os interesses de quem controla o jornal.

Dessa forma, quem não tem o hábito da leitura tende a acreditar piamente em tudo o que os telejornais passam; ignoram que por traz das noticias há mecanismos de manipulação desde a escolha da noticia e a forma como algo será levado ao público.

Se você não tem o hábito da leitura, mas pelo menos conserva a disposição para o diálogo, a crítica e a reflexão, assim não será tão propenso à manipulação.

No aconchego do lar, ou mesmo com grupos de amigos, é possível exercer essa capacidade da crítica e da reflexão; e hoje isso é cada vez mais indispensável, pois, não se deve acreditar em tudo, nunca se deve acreditar em tudo, até porque a verdade, se assim podemos chamar, será sempre relativa.

"Se você não tem o hábito da leitura, mas pelo menos conserva a disposição para o diálogo, a crítica e a reflexão", João Nunes.
“Se você não tem o hábito da leitura, mas pelo menos conserva a disposição para o diálogo, a crítica e a reflexão”, João Nunes.

A leitura nos aproxima dos diferentes mundos e nos prepara melhor para lidar com a vida, com os acontecimentos, com as pessoas, com as angustias e aflições. Nesse caso o livro é fundamental, por isso que muitas vezes um romance pode nos ensinar muito mais do que um texto um jornal ou até mesmo um texto considerado cientifico.

Um texto cientifico, como um artigo no caso, já exige um nível maior de leitura, pois em geral exige outras leituras, conhecimento de teorias, de métodos e de técnicas específicas. Mas não é por ser considerado cientifico que é bom e que serve mais; há textos científicos que não servem quase nada, mas isso depende também.

A leitura envolve o encontro das idéias do emissor ( autor) com o mundo do receptor (o leitor). É desse encontro que muitas coisas podem surgir. Todo texto se inicia a partir de alguma necessidade de quem escreveu, alguma angustia, questionamento ou ânsia de discussão sobre algo que o incomoda ou o encanta.

A leitura exige desprendimento e disposição; não se deve ler preso a padrões, a regras e crenças; isso impede o desenvolvimento da discussão e da reflexão.

Você não precisa ler para acreditar, mas sim para questionar e ampliar a discussão.

Em próximo artigo tratarei mais desse tema leitura

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *