Rotary Club de Gurupi promove testes rápidos de Hepatite B e C - Atitude Tocantins
Rotary Club de Gurupi promove testes rápidos de Hepatite B e C
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias Saúde

Rotary Club de Gurupi promove testes rápidos de Hepatite B e C

Rotary Club de Gurupi promove testes rápidos de Hepatite B e C
Avalie esse post

Desde a última quinta-feira, 27, o Rotary Club de Gurupi em Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando testes rápidos de Hepatite B e C, direcionados para homens e mulheres com mais de 40 anos. O projeto faz parte campanha Hepatite Zero – Projeto Mundial de Erradicação que faz questão de esclarecer que a hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS.

por Redação

De acordo com a Presidente da Comissão de Assuntos Humanitário do Rotary Club de Gurupi, Cristina Donato nos dois primeiros dias foram realizados 100 testes na Feira do Produtor Rural e na Secretária Municipal de Infraestrutura.

Ele explica ainda que os teste seguirão na próxima semana nas Unidades Básicas de Saúde de Gurupi.

Na próxima segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, serão realizados testes na Policlínica e na UBS do Setor Vila São José.  O encerramento será no domingo, 04 de agosto, na Feira coberta da rua 07. Assim, o Rotary Club de Gurupi, atingi o objetivo de levar serviço humanitário a toda polução”, disse Cristina Donato.

O projeto faz parte da campanha Hepatite Zero – Projeto Mundial de Erradicação – promovido pelo Rotary Club, considerado a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de 2 continentes – África e Américas.  As testagens vão de 20 de Julho a 04 de Agosto, e tem testagem rápida nos 26 estados da nação, e também no Distrito Federal.

A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” partiu de um sonho de um brasileiro, Humberto Silva –  sobrevivente do vírus, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar. Ele fez um voto a Deus que trabalharia sem nada receber,  até o fim de suas forças para  mudar a situação no mundo e hoje, junto ao Rotary Internacional, mobiliza ações para erradicar a doença em mais de 200 países.

 Números que assustam

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *