Reitora da Unirg comenta sobre queda no IGC - Atitude Tocantins
Reitora da Unirg comenta sobre queda no IGC
Destaques Educação Estado Notícias Unirg

Reitora da Unirg comenta sobre queda no IGC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 12, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A UnirG a caiu o índice de 3 para 2 e ficou entre as 266 instituições de ensino superior no Brasil tiveram desempenho inferior às demais, avaliadas em 2018, numa escala que vai de 1 a 5. “Nos últimos 3 anos a média ponderada entre conceito de curso e número de alunos por curso foi que promoveu essa diminuição de IGC de 3 para 2”, explicou.

por Wesley Silas

Conforme informações do Inep, a Unitins manteve índice de 3, enquanto a UFT subiu de 3 para 4. Enquanto a UnirG caiu de 3 para 2. O índice 3 reúne a maior parte das instituições. Aquelas que tiveram desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2.

A reitora da Unirg, Sara Falcão, declarou ao Portal Atitude que recebeu a Universidade com uma série de inconformidade e “tomou providências imediatas para mudar o quadro em uma capacitação geral de todos os cursos e NDEs correspondentes com um plano estratégico para os próximos três anos, inclusive com recomendações de melhorias caso a caso para que o próximo ciclo avaliativo a IES já volte no mínimo ao seu patamar de conceito 3”.

A reitora explica que IGC é o índice geral de cursos relativos a média ponderada dos conceitos individuais de curso CPC dos últimos três anos considerando a quantidade de alunos curso a curso.

“Nos últimos 3 anos a média ponderada entre conceito de curso e número de alunos por curso foi que promoveu essa diminuição de IGC de 3 para 2. Mas essa nova equipe já estabeleceu estratégias de sucesso onde já aconteceu a primeira capacitação e durante os próximos anos de gestão essas capacitações irão continuar ponto a ponto com planos de melhoria curso a curso, objetivando o aumento do IGC”.

Confira abaixo informações sobre as principais Universidades do Tocantins:

Sobre o IGC

O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Ele é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos, como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.

Entra no cálculo também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base na nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante – e no perfil dos professores.

Os índices obtidos por cada entidade podem ser acessados no site do Inep.  (Com informações a EBC)

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *