Peixe caminha para dar uma guinada no turismo permanente e abre janelas na atração de linha aérea para Gurupi - Atitude Tocantins
Peixe caminha para dar uma guinada no turismo permanente e abre janelas na atração de linha aérea para Gurupi
Cidades Destaques Economia Emprego Gurupi (TO) Notícias Peixe Turismo

Peixe caminha para dar uma guinada no turismo permanente e abre janelas na atração de linha aérea para Gurupi

Peixe caminha para dar uma guinada no turismo permanente e abre janelas na atração de linha aérea para Gurupi
Avalie esse post

A empresária do segmentos do turismo em Peixe, Rosa de Fogo, comentou ao Portal Atitude sobre as novidades que a cidade está preste a receber nos próximos meses. “Tem empresários apostando em flutuante e o meu está comprado e só falta eu buscar”, disse Rosa de Fogo que na semana passada recebeu em sua pousada a blogueira, Luiza Galiza, do site Leve na Viagem e colunista da Revista Qual Viagem.

por Wesley Silas

“Se você gosta de lugares pouco explorados, salve essa foto! Estou no 3° maior arquipélago fluvial do mundo, escondido no sul do Tocantins: Arquipélago do Tropeço. Essa é uma das 366 ilhas de areia branca e mata verde que esbanja uma natureza intocada, água quente e vida aquática riquíssima. Navegar por elas e poder escolher uma pra chamar de sua é o auge do passeio por aqui. A melhor época pra visitar é entre abril e outubro, quando o sol brilha e o céu azul encanta. Agora é baixa temporada e, pasmem, só eu de turista por aqui!”, resumiu a blogueira Luiza Galiza em suas redes sociais mostrando o potencial da região de Peixe para o turismo, fora da temporada de praia do mês de julho. Ela teve como apoiadores para fazer a divulgação a Prefeitura de Peixe, a empresária Rosa de Fogo e o Ministério do Turismo.

Uma das pessoa da iniciativa privada que mais tem investido em estrutura do turismo sustentável em Peixe é a empresária Rosa de Fogo, que adiantou que está prestes a tirar mais uma carta da manga. Uma das novidades relatadas por ela é que a partir do próximo ano ela colocará no rio um flutuante para receber turistas, mas já existem outro empresários sinalizando que irá colocar ainda neste ano.

Visualizar esta foto no Instagram.

#levenaviagem #pousadarosadefogo #turismo #peixeto #lagoadojapones #jalapaosemlimites

Uma publicação compartilhada por Pousada & Restaurante ?? (@pousada_rosadefogo) em

“Para 2020 este flutuante estará em Peixe. Primeiro eu me preocupei em me estrutura com apartamentos, com estrutura de restaurante e neste ano eu finalizo os apartamentos e vou estar com 15 unidades com condições de dar suporte para, aproximadamente, 100 pessoas e a próxima investida minha agora e trazer o flutuante que já está pago, mas ainda vamos gastar uns R$ 150 mil para reestruturar e mobiliar porque não queremos colocar de qualquer jeito e para isso já temos um engenheiro naval fazendo o projeto”, disse Rosa de Fogo.

O reflexo de matérias veiculada no Portal Atitude envolvendo agentes importantes do turismo, dentre eles o ex-prefeito de Dianópolis e segundo homem do Ministério do Turismo, Hercy Filho, que recentemente exercer o cargo substituto eventual do Ministério que sugeriu ao Portal Atitude aproximação entre os prefeitos da região para fomentar o segmento.

“Eu fico feliz com o Portal Atitude provocar os prefeitos de Peixe, José Augusto, e o de Gurupi, Laurez Moreira, para fazer uma parceria para o desenvolvimento do turismo regional porque precisamos de estrutura porque a nossa logística é muito complicada para os turistas que saem de voo de Brasília para chegar em Peixe porque a distância que gasta no transporte de veículos de Palmas a Peixe, seria a metade do caminho de Brasília a Gurupi”, disse Rosa de Fogo.

Nesta linha, o prefeito de Peixe José Augusto afirmou ao Portal Atitude que tem conversado com o governador Mauro Carlesse e como prefeito de Gurupi para desenvolver parcerias, dentre elas uma linha de voos comerciais no aeroporto de Gurupi, onde muito turistas são obrigados a desembarcarem em Palmas para chegar as pontos turísticos de Peixe, dentre elas os ranchos como o do Kojak e pousadas como a da Rosa de Fogo. 

Blogueira, Luiza Galiza durante vista a Peixe.

“Durante recente visita do governador Mauro Carlesse em Gurupi discutimos o desenvolvimento turístico da região e tivemos uma conversa muito boa com o prefeito Laurez que demostrou interessado na aproximação devido as cidades de Gurupi e Peixe serem muito próximas e a maior estrutura de ecoturismo que existe próximo a Gurupi é o nosso rio Tocantins. Assumimos também o papel de auxiliar e ajudar na busca de voos diretos para Gurupi porque isto vai gerar um impacto muito grande no desenvolvimento do turismo em Peixe”, disse José Augusto. 

Na demanda sobre a abertura de uma linha área com voos regulares para Gurupi, outro nome que tem buscado empresas é o ex-secretário de Produção da prefeitura de Gurupi, Tom Lyra, que hoje é o responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) que tem a seu favor a redução do ICMS dos combustíveis aéreos pelo Governo Estadual.

Imagens do Rancho do Kojak que atrai turistas de todo Brasil, mas padece da falta de logista aeroportuária, devido os turistas serem obrigados a desembarcar no aeroporto de Palmas, cerca de 300 km de Peixe.

Para desenvolver um projeto que não seja de turismo sazonal, mas permanente no município de Peixe, o prefeito José Augusto disse que a cidade está sendo preparada em duas fases. A primeira são obras estruturais como a restauração da rodoviária que foi feita, criação de um portal na entrada da cidade, melhorar a rampa que dá acesso ao rio e revitalizar a Beira Rio, assim como investimentos que estão sendo feitos na pavimentação da cidade e outros que já foram feitos a exemplo do hospital municipal que hoje tem condições de receber os moradores da cidade e turistas com atendimento decente.  “Todos estes investimentos geram bem estar à comunidade e ao mesmo tempo são serviços públicos que são colocados à disposição dos turistas que pesa muito na hora da escolha do destino final”, avalia o prefeito.

A outra fase, é fortalecer o comitê gestor do Turismo de Peixe que capenga e necessita de ser fortalecido sem partidarismo político.

“Vamos fortalecer este comitê, deixando de lado as posições políticas de cada um para viabilizar parcerias públicas privadas. Então, o município vai entrar com a infraestrutura básica e esperamos toda sorte de investimentos, tanto de empresários de Peixe como também de fora de Peixe para continuarmos desenvolvendo a nossa rede hoteleira, principalmente, criar alguns produtos turísticos”, avaliou.

Potencialidade

Para o prefeito tudo isso são ações que devem ser tomadas para divulgar e atrair investidores para desenvolver o turismo sustentável em Peixe durante os 12 meses do ano.

“Para isso temos o arquipélago do Tropeço com sua potencialidade gigantesca, temos também o lago com sua grande potencialidade, a Ilha da Tartaruga é um produto turístico que pode ser explorado não apenas no mês de julho, mas durante todo ano. Temos o potencial para desenvolver o ecoturismo com foco na pesca esportiva e assim, nós esperamos tirar Peixe de um turismo sazonal, não sustentável e só no mês de julho, para passarmos a ter uma estrutura turística que renda qualidade de vida e renda à população de Peixe durante todos os meses do ano” concluiu o prefeito.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *