Parlamentares do Tocantins comemoram aprovação do PL que cria a UFNT na Comissão de Finanças - Atitude Tocantins
Parlamentares do Tocantins comemoram aprovação do PL que cria a UFNT na Comissão de Finanças
Cultura Educação Eleições Política Tocantins

Parlamentares do Tocantins comemoram aprovação do PL que cria a UFNT na Comissão de Finanças

Parlamentares do Tocantins comemoram aprovação do PL que cria a UFNT na Comissão de Finanças
Avalie esse post

A deputada federal Josi Nunes(PROS/TO) juntamente com os deputados Lázaro Botelho (Progressistas) e Professora Dorinha (Democratas/TO)comemoraram a aprovação , na Comissão de Finanças e Tributação, do  Projeto de Lei 5274/16, que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) por desmembramento de campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  A matéria que tramita em caráter conclusivo, ou seja, não vai a plenário para votação,  foi votada nesta quarta-feira, 11.

por Redação


Relatora do Projeto na Comissão de Educação, Josi reforçou a importância da proposta. “A criação da UFNT será fundamental para a expansão do ensino superior na microrregião do Bico do Papagaio e seu entorno. A medida vai beneficiar aproximadamente um milhão e setecentos mil habitantes, abrangendo sessenta e seis municípios pertencentes aos Estados de Tocantins, Maranhão e Pará. Vamos continuar acompanhando e articulando para que a matéria seja apreciada em breve na Comissão de Constituição e Justiça, que é a ultima comissão pela qual vai passar este projeto de caráter conclusivo”, reforçou.

“Vamos continuar acompanhando e articulando para que a matéria seja apreciada em breve na Comissão de Constituição e Justiça”, Josi Nunes.

Ainda segundo a deputada, a iniciativa de criar a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que terá sede e foro no município de Araguaína e também, no campus de Tocantinópolis, colabora com a política de expansão e interiorização da rede pública de educação superior fomentada na última década. “A aprovação desta matéria será  uma grande conquista para a região norte do Tocantins”, completou Josi.

A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) atuou pela a aprovação da proposta na comissão e disse que a criação da UFNT atenderá à necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do Estado. A Universidade beneficiará cerca de 1,7 milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.

“A região Norte do Tocantins está se desenvolvendo e, além da localização estratégica, é fundamental ampliar o acesso ao ensino superior e qualificar as pessoas que lá vivem. Além disso, essa medida contribui para que para viabilizar conhecimento científico e tecnológico, bem como a permanência da população na região, não precisando se mudar para cidades mais distantes em busca de qualificação”, disse a deputada.

“É fundamental ampliar o acesso ao ensino superior e qualificar as pessoas que lá vivem”, Dorinha Seabra.

Para Lázaro, a criação da UFNT é uma conquista que vai beneficiar principalmente os cidadãos da região norte do Tocantins. Ele parabenizou as lideranças que acompanham diariamente a tramitação da matéria e destacou o trabalho realizado para a sua aprovação na CFT.

“Conversamos com o presidente da Comissão, deputado Renato Molling (Progressistas/RS), e o relator do Projeto, Mario Negromonte Jr. (Progressistas/BA), que são do meu partido e conseguimos agilizar a tramitação do PL. Parabenizo especialmente a Profa. Kenia, o Prof. Airton, o técnico Antônio Nilson, o estudante Gabriel e demais lideranças que encabeçarem esta luta. Muito feliz por também participar dessa conquista”, afirmou.

“Parabenizo especialmente a Profa. Kenia, o Prof. Airton, o técnico Antônio Nilson, o estudante Gabriel e demais lideranças que encabeçarem esta luta”, Botelho..

O PL segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em caráter conclusivo, para depois ser enviada para apreciação do Senado Federal.

 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *