Parceria entre escola e AGAB leva aluno a garantir vaga nos Jogos Escolares da Juventude - Atitude Tocantins
Parceria entre escola e AGAB leva aluno a garantir vaga nos Jogos Escolares da Juventude
Destaques Esporte Notícias

Parceria entre escola e AGAB leva aluno a garantir vaga nos Jogos Escolares da Juventude

A parceria entre a Escola de Tempo Integral José Seabra Lemos, de Gurupi, com esforço de pessoas como os professor de educação física, André Menezes e o presidente da AGAB Glauco Flores, que representa Associação Gurupiense de Amigos do Basquete (AGAB) contribuiu para que o estudante Thiago Sousa, se tornasse campeão  da etapa final dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), no Tênis de Mesa, e vai representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, na categoria de 15 a 17 anos.

por Wesley Silas


Pela segunda vez consecutiva o estudante Thiago Sousa se classifica para os Jogos Escolares da Juventude que acontecerá durante os dias 12 a 25 de novembro em Natal (RN).  Ano passado, Thiago ficou em 17º lugar entre os 54 atletas inscritos no evento nacional, realizado em Curitiba (PR), para a categoria 12 a 14 anos, da qual o atleta participou. Para este ano a meta é alcançar o top 10.

“Foram seis jogos muito difíceis. Treinei bastante para esse desafio porque sabia que enfrentaria os melhores atletas do tênis de mesa do estado na categoria”, disse Tiago.  “Meus pais estão bastantes orgulhosos”, completou.

O professor André Menezes defendeu a importância da AGAB em oferecer oportunidades para os alunos das escolas estaduais e da APAE. Ele lembra que hoje Gurupi tem Valdo Júnior como campeão dos jogos dos trabalhadores 2018 de tênis de mesa com auxilio de treinador da AGAB, o vencedor das pessoas com necessidades especiais da APAE de Gurupi que vai representar o Tocantins em competição nacional e o Thiago Sousa que irá representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude.

“A gente não tem espaços como este na cidade e o Glauco, por meio da AGAB, propiciam esta oportunidade, tanto de treinamento como de lazer e no nosso caso a gente enfatiza o treinamento com os alunos do Colégio José Seabra no tênis de mesa e no badminton. Hoje temos um grupo fechado aqui e a consequência deste trabalho é a representatividade no Brasileiro”, disse o professor André Menezes.

A AGAB atua em Gurupi há 21 anos e atende mais de 2.500 crianças, muitas delas em estado de vulnerabilidade social. Para o professor, os resultados que estão acontecendo na AGAB está servindo de exemplo para que outros espaço sejam abertos para receber os atletas.

“Além do espaço da AGAB nós tivemos um contato com o Gutierres, e quero deixar claro que foi bem antes da política, e ele nos ofereceu espaços na Unirg com sala, mesa em um ambiente fechado e climatizado. Isso é bom porque os gestores municipais estão abrindo a cabeça e estão vendo que existe o tênis de mesa, o xadrez e o badminton”, disse o professor.

Mais duas escolas de Gurupi também vão enviar alunas atletas para a competição nacional: as estudantes Sabrina Martins Rodrigues e Ozanira de Freitas Toribio, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, foram classificadas na modalidade de vôlei de praia; e Yana Camargo, do Colégio Bernardo Sayão, garantiu a vaga no ciclismo.

“É importante destacar o papel social que o esporte desempenha no desenvolvimento integral dos alunos, sendo uma forma de sociabilização e de transmissão de valores. Trabalhar essas questões com nossos alunos é uma das nossas prioridades”, ressaltou da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, diretora Débora Ribeiro dos Santos. (Com informações da Seduc).

Sobre a AGAB

A ideia de formar a AGAB (Associação Gurupiense de Amigos do Basquete) nasceu em 1997 por iniciativa do Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Ricardo Vicente, com o objetivo de promover um trabalho voluntário de inclusão social, prevenindo a criminalidade por meio do esporte.

A AGAB busca prevenir que vidas de adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade social se percam nas drogas e na criminalidade.

O trabalho da AGAB está alicerçado no voluntariado, na compaixão Cristã e no sentimento de empatia, que faz com que cada membro da AGAB se veja na mesma situação dos demais semelhantes à sua volta, buscando sempre ajudá-los. Os membros da AGAB não trabalham pensando em dinheiro, mas, sim, usando o coração.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *