Município gurupiense divulga plano de contingência para enfrentamento do coronavírus - Atitude Tocantins
Município gurupiense divulga plano de contingência para enfrentamento do coronavírus
Destaques Gurupi (TO)

Município gurupiense divulga plano de contingência para enfrentamento do coronavírus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou o Plano de Contingência para controle e enfrentamento da Covid-19 no município. As ações têm sido intensificadas e a cidade segue sem nenhum caso confirmado da doença até o momento.

Da Redação

O Plano de contingência tem como objetivo descrever todas as ações de Vigilância e Atenção em Saúde no município frente a um caso suspeito ou confirmado de coronavírus, bem como a assistência a essas pessoas de forma a minimizar os riscos de transmissão a familiares, outros pacientes e aos profissionais da saúde.

As metas do plano são: Minimizar riscos à população frente a um caso suspeito de COVID-2019; Divulgar informações em saúde; Estabelecer estratégias de Comunicação de Risco; Orientar a adoção de medidas preventivas e indicação de uso de EPI; Orientar o manejo do paciente na rede; Estabelecer o fluxo de atendimento ao paciente; Estabelecer o fluxo de coleta para exame e Orientações gerais sobre a doença.

Para isso, todos os profissionais de saúde do município estão sendo instruídos e treinados a saber como agir em casos suspeitos da doença.

Estrutura

O Plano também traz o que o município tem feito em relação as estruturas das unidades de saúde em casos suspeitos de Covid-19. Inclusive, um novo espaço foi criado especificamente para a triagem de pacientes com os sintomas da doença, que será a Triagem Municipal COVID-19.

UBSs: Em cada Unidade Básica de Saúde foi implementada uma sala de isolamento para realizar os atendimentos dos pacientes suspeitos de infecção por COVID-19.

SAMU: Foi disponibilizado 1 Unidade de Suporte Avançado para uso exclusivo com pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19.

UPA: Realizada adequações na recepção respeitando o dimensionamento previsto e criação de 03 salas de isolamento com capacidade para 6 leitos, onde serão atendidos os casos suspeitos de leve a moderada gravidade.

Triagem Municipal COVID-19: Espaço criado para atendimento de casos leves da doença e triagem dos casos para redirecionamento a outros setores. Os atendimentos serão realizados nesta estrutura a partir da próxima terça-feira (31).

Lembrando que os serviços de saúde vêm atendendo a todas as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, todos os protocolos de atendimento ao público, sempre dando orientações de como proceder nas diversas necessidades assistenciais.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *