Morre em Brasília Abrão Pereira, uma personalidade ilustre de Gurupi - Atitude Tocantins
Morre em Brasília Abrão Pereira, uma personalidade ilustre de Gurupi
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias

Morre em Brasília Abrão Pereira, uma personalidade ilustre de Gurupi

Morre em Brasília Abrão Pereira, uma personalidade ilustre de Gurupi
1.5 (30%) 2 votes

Filho de pioneiros de Gurupi, o pecuarista, ex-corredor de vaquejada e um do fundadores dos Blocos Os Metradas e Os Pifados, Abrão Pereira, 69 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, 08, em Brasília (DF)  logo após ser submetido a dois transplantes.

por Wesley Silas

Abrão Costa Pereira, 69 anos, era filho dos pioneiros de Gurupi dona Clara Pereira e Antônio Pereira, que no início do povoamento de Gurupi era conhecido como Pereirão (in memorian).

Em sua trajetória de vida em Gurupi, Abrão sempre foi um ser humano simpático cheio de amizades, festeiro e bem humorado. Nos anos 70 mesmo o seu irmão Derocy Pereira sendo fundador e presidente da escola de samba os Espantalhos, Abrão era um Metralha, e depois,  juntamente com o seu cunhado Wartelor Parrião (in memorian),  e amigos fundaram o bloco carnavalesco Os Pifados onde ele participou até o último carnaval, conforme mostra a imagem abaixo:

Abrão Pereira, mais um pioneiro de Gurupi que foi para o andar de cima. Abrão (camisa azul) na sede do bloco Os Pifados no carnaval deste ano.

“Abrão juntamente com um grupo de amigos liderado por Major Pinto (in memorian), não perdiam uma festa do sertão de Formoso do Araguaia, Dueré  e demais cidades da região sul noo tempos áureos da Ilha do Bananal e quando Abrão aparecia a festa era certeza. Abrão era um sertanejo de origem mas aproveitava da urbanidade, espalha alegria e fazia amizade por onde passava”, lembra o amigo, Jonas Barros. “Abrão sempre acompanhou seu pai o Pereirão nas lidas com gado e nos anos 80 correu vaquejada junto com Messias da Silveira (in memorian). Abrão era um forrozeiro que fazia sucesso principalmente como maestro dos pifados dava o ritmo com o assopro do apito”, completou Jonas ao lembrar do amigo.

Abrão Pereira (de barba branca) durante encontro dos Pifados com com o bloco Os Metralhas no carnaval de 2014.

Abrão Pereira era casado Soraya Rocha Ribeiro, filha do também pioneiro, Cangatti Ribeiro. Ele deixou quatro filhos e o seu corpo será velado no cerimonial Santo Antônio e será sepultado cemitério da rua 05, onde estão os seus pais.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *