Morre aos 106 anos, o pioneiro de Gurupi irmão Juca - Atitude Tocantins
Morre aos 106 anos, o pioneiro de Gurupi irmão Juca
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias

Morre aos 106 anos, o pioneiro de Gurupi irmão Juca

Morre aos 106 anos, o pioneiro de Gurupi irmão Juca
Avalie esse post

A cidade passou a ser sexagenária e aos poucos os pioneiros que chegaram ainda na década de 1950 estão indo e deixando suas histórias e legado. Apenas neste mês dois deles partiram, o primeiro foi  Didácio Coutinho Barros, 92 anos, e nesta terça-feira, 20, foi a vez de José Augusto dos Santos, conhecido como Irmão Juca, que faleceu aos 106 anos.  “Se tivesse umas dez casas era demais e talvez não tinha nem isto”, relatou irmão Juca em junho deste ano em entrevista ao Portal Atitude

por Wesley Silas

Conforme relatou o próprio imão Juca em recente entrevista ao Portal Atitude, apesar de ter ultrapassados a barreira de 100 anos de idade. Ele e sua esposa Júlia Cordeiro dos Santos, 80 anos, não deixaram de exercer o compromisso de cidadania sem perder o direito de votar nas diversas eleições que o casal acompanhou na história política de Gurupi.  

“Se tivesse umas dez casas era demais e talvez não tinha nem isto e tinham alguns fazendeiros como o Antônio Cruz e o Benjamin Rodrigues”, lembrou o irmão Juca.

Irmão Juca e sua esposa frequentaram a Igreja Assembleia de Deus de Deus de Gurupi (Madureira)  por mais de 50 anos e quando jovens conviveram com os problemas no povoamento de Gurupi como a falta de estrutura da cidade e doenças como malárias, e chegaram a perder uma filha de apenas quatro anos.

“O viver é Deus que nos dá a saúde, mas não podemos fazer extravagância de nenhuma espécie”, Juca que aos 105 anos lia a Bíblia sem auxílio de óculos.

José Augusto dos Santos e nasceu no dia 12 de outubro de 1913. Ele era natural da cidade Perdões (MG) e quando  jovem chegou a morar no então norte Goiano, onde se casou com a dona Júlia Cordeiro dos Santos, quando ela tinha apenas 13 anos de idade. Eles tiveram 14 filhos, sendo que dois já faleceram. 

Confira a íntegra (link) da entrevista com irmão Juca feita pelo Portal Atitude no dia 06 de junho deste ano.

O corpo do irmão Juca está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus Canaã, localizada na Avenida Espírito Santo, esquina com a Rua 02.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *