Legado de Ney Luz com homem que viveu a história do Tocantins e de Gurupi é lembrado por amigos e lideranças políticas - Atitude Tocantins
Legado de Ney Luz com homem que viveu a história do Tocantins e de Gurupi é lembrado por amigos e lideranças políticas
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias

Legado de Ney Luz com homem que viveu a história do Tocantins e de Gurupi é lembrado por amigos e lideranças políticas

Legado de Ney Luz com homem que viveu a história do Tocantins e de Gurupi é lembrado por amigos e lideranças políticas
Avalie esse post

O governador Mauro Carlesse, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, amigos como o delegado Goiani, o engenheiro Itama Zochi e a reitora da Unirg, Sara Falcão lamentaram a morte de Ney Luz; uma personalidade que fez parte da diretoria da Conorte em defesa da criação do Tocantins, participou a criação da UnirG, fez parte da primeira turma do curso de Direito da instituição, foi diretor Cultural do antigo Clube Recreativo Arauguaia (CRA) quando promoveu Festival da Canção. Como cidadão gurupiense Ney Luz só foi reconhecido em 2014 quando foi homenageado, discretamente, pela Câmara de Vereadores.

por Wesley Silas


O velório de Ney Luz acontecerá neste domingo na Câmara Municipal de Gurupi o o sepultamento do corpo acontecerá às 17h no cemitério São José em Gurupi.

A participação de Ney Luz na história do Tocantins levou o cineasta, Hélio Brito, o convidar para comentar no documentário  “BELÉM-BRASÍLIA Cidades e Histórias”  que aborda o povoamento e desenvolvimento da região centro-norte do Brasil, por meio da Belém-Brasília, rodovia construída pelo inesquecível presidente Juscelino Kubitscheck, sob o comando do lendário engenheiro Bernardo Sayão.

Ney Luz e Silva estava concluindo o livro que leva o título: Documentos Históricos Extraído do Relicário de Ney Luz e Silva

Ele também fez parte da história da Unirg, onde graduou na primeira Turma de Direito da Unirg (1989/2).

Conforme foi lembrado pelo ex-vereador Jonas Barros em um artigo publicado no Portal Atitude, Ney Luz também fez parte luta pela criação do novo Estado do Tocantins quando participou da diretoria da Conorte – Comissão de Estudos dos Problemas do Norte.

Assim como muitas personalidades que fizeram parte da história de Gurupi e nunca foram lembradas, somente em dezembro de 2014 Ney Luz e Silva recebeu o título honorífico de Cidadão Gurupiense juntamente com outras 25 pessoas “ilustres” numa cerimônia em que o seu nome passou, praticamente, despercebido.

Ney Luz foi também um defensor dos pioneiros de Gurupi e um exemplo foi quando, Edson Rodrigues de Brito, filho do fundador da cidade, Benjamim Rodrigues, faleceu e Ney Luz fez questão de lembrar a história de Edson Rodrigues. “Foi professor de educação Física do colégio Bernardo Sayão, coordenou muitos desfiles de 07 de Setembro, foi empresário e dono do Café Cristalândia em sociedade com o Moacir Rodrigues de Brito e Sebastião Zanina”, lembrou naquela época o amigo da família New Luz e Silva.

Da esquerda para direita: Dolores Nunes, Edson Rodrigues de Brito [in memorian e filho de Benjamim Rodrigues – fundador de Gurupi] e Ney Luz.
Em dezembro de 2015, Ney Luz, também fez questão de defender em homenagem póstuma ao pioneiro Miguel da Uberaba quando os gurupienses deram adeus ao empresário que fez história no comércio do Gurupi por mais de 50 anos e ainda hoje a família mantém e na política por ter sido vereador e presidente da Câmara de Gurupi.

Nota de Pesar

O empenho em defesa da história do Tocantins e de Gurupi fez com que muitas pessoas publicassem lembranças e notas ao reconhecimento de Ney Luz. Dentre várias as várias mensagens, o governador Mauro Carlesse, lamentou a perda de Ney Luz.

“Amigos de todos, deixa para em nós a saudade e ficará guardado em nossas memórias por seu jeito alegre e por sua presença destacada em todos os eventos relevantes. Àquele que sempre nos trouxe boas lembranças, agora entra para a história como uma personagem marcante e que ficará eternizada por todos. Externo aqui meus sentimentos à família, aos amigos e rogo a Deus que conforte o coração de todos que sentimos esta perda”, disse o governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira também reconheceu o papel de Ney Luz e solidarizou com seus familiares.

“Rogamos a Deus conforto aos familiares e amigos, e prestamos nossas sinceras condolências neste momento de dor”, disse o prefeito Laurez Moreira.

O delegado aposentado, Goiani, também lembrou a trajetória de Ney Luz.

“Dr Ney  Luz, grande amigo e de longas datas, fomos e somos pioneiros nesta cidade de Gurupi onde em especial o Ney passou a maior parte da vida, como funcionário público federal, adentrando no emprego junto com o meu pai. Homem simples, sorridente, brincalhão, sempre dava aquele sorriso de boas-vindas a quem quer que fosse. Foi grande conhecedor da história de Gurupi, apaixonado por esta terra, portanto reconhecido e pela maneira de agir, pensar e falar, mas tardiamente foi reconhecido, como diz o ditado, santo de casa não obra milagre. Pai de família gente boa, creio que foi bom esposo, bom filho, bom vizinho e, acima de tudo por sob Deus, exemplo de criatividade dentro das suas limitações. Portanto quero junto com a minha família, deixar os pêsames para toda a família Luz e Silva, pedindo ao nosso criador que conforte a família e tenha a alma dessa grande enciclopédia humana e historiador ambulante nas eternas ondas dos braços de nosso Senhor Jesus Cristo. Vá com Deus, pois as suas lembranças serão sempre revistas junto àqueles que permanecem na terra. Tchau meu amigo e até um dia , lembrou Goiani.

Nesta mesma linha lamentou o engenheiro  Itama Zochi do amigo que ele conheceu e conviveu desde o ano de 1977, quando Itama chegou a Gurupi.

“Sempre alegre folclórico, honesto e prestativo para glorificar nossa Capital da Amizade.  Vou sentir sua falta até o dia que eu também for chamado para a eternidade. Com  você será sepultado também a história dem Gurupi que você guardava com tanto carinho.  Você agora faz parte da história da capital da amizade de quem você sempre orgulhou.  É NO CORACAO DA MORTE QUE NASCE A VIDA” Até eu morrer jamais te esquecerei grande amigo”, disse Itamar Dante Zochi.

A reitora da Unirg, Sara Falcão também lamentou a perda deste gurupiense.

“Ney Luz, foi egresso da primeira turma do curso de Direito da Fafich e contribuiu para sua criação. Muito querido por todos, destacamos sua paixão por Gurupi e pela Universidade, além do sorriso sempre aberto que acolhia a toda. Lamentamos imensamente o ocorrido e neste momento de perda e dor, transmitimos os nossos sentimentos  aos familiares, amigos e colegas”, disse a reitora.

 

 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *