Instituições debatem melhorias para o transporte público escolar no Tocantins - Atitude Tocantins
Instituições debatem melhorias para o transporte público escolar no Tocantins
Destaques Estado Notícias

Instituições debatem melhorias para o transporte público escolar no Tocantins

Instituições debatem melhorias para o transporte público escolar no Tocantins
Avalie esse post

A roda de diálogo foi realizada por representantes dos diversos órgãos públicos que possuem atuação na área, e foi direcionada a gestores municipais

Cláudio Paixão  

Dentro da programação do Dia D do Transporte Escolar, que se propõe a discutir melhorias no transporte de estudantes da rede pública de ensino, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, participou nesta quinta-feira, 23, da roda de diálogo “As instituições e o Direito ao Transporte Escolar de Qualidade”, realizada com a participação dos membros do grupo de trabalho do Transporte Escolar.

A roda de diálogo foi realizada por representantes dos diversos órgãos públicos que possuem atuação na área, e foi direcionada a gestores municipais da educação. De acordo com a secretária Adriana Aguiar, o transporte escolar precisa passar por um processo de regulamentação. “Estamos buscando alternativas porque esse setor precisa de uma regulamentação definitiva, que atenda às diferentes realidades de cada município”, ressaltou.

estores municipais da educação participam do Dia D do Transporte Escolar

Ainda de acordo com Adriana Aguiar o debate deve ter como finalidade o resultado de todo o processo educacional, com foco no aprendizado dos alunos. “Estamos debatendo um assunto que repercute no futuro das nossas crianças e jovens. Sabemos que a qualidade do nosso transporte reflete diretamente nesse sentido”, destacou.

Já o presidente da Agência Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, reforçou a importância da integração entre os órgãos envolvidos. “Nós precisamos entender o transporte escolar como uma responsabilidade conjunta. Precisamos efetivamente identificar onde estão os problemas e fazermos as correções”, pontuou.

Ainda pela manhã, foi realizada uma explanação sobre a questão legal do direito ao transporte escolar de qualidade e a apresentação de um diagnóstico sobre as condições da frota do Estado do Tocantins. “Esse espaço dentro do Dia D do Transporte Escolar é um espaço democrático, e não há apenas um responsável pelo transporte escolar”, defendeu o promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do Ministério Público Estadual, Sidney Fiori Júnior.

As atividades do Dia D do Transporte Escolar  foram realizadas no Auditório do Ministério Público Estadual, em Palmas, durante todo o dia. A ação será realizada em etapas regionais. Depois de Palmas, será a vez de Gurupi, em 28 de junho; seguida de Araguaína, em 29 de agosto. 

Realização

O Dia D do Transporte Escolar é uma realização do Ministério Público do Tocantins, Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar, Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que integram o grupo de trabalho do Transporte Escolar.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *