Infraestrutura quer melhorar a umidade do ar nos arredores do Parque Mutuca em Gurupi - Atitude Tocantins
Infraestrutura quer melhorar a umidade do ar nos arredores do Parque Mutuca em Gurupi
Cidades Destaques Estado Gurupi (TO) Meio Ambiente Notícias

Infraestrutura quer melhorar a umidade do ar nos arredores do Parque Mutuca em Gurupi

por Wesley Silas

Como todos estão sentindo na pele, o fenômeno monstruoso climático El Niño, que acontece em intervalos entre dois e sete anos, desde o ano passado vem promovendo na nossa região riscos de doenças e prejuízos na agricultura, devido a período de exacerbada seca com grandes impactos na vida das pessoas.

Na intenção de minimizar o impacto deste ciclo do fenômeno climático no entorno do Parque Mutuca, a Secretaria de Infraestrutura iniciou um trabalho nas margens dos canais do córrego Mutuca, de Gurupi, com barramentos para acumular água e melhorar a umidade do ar para o bem estar da comunidade.

Mutuca 2

“Eu imagino que com esta crise de água que estamos vivendo e, somado a umidade do ar que vai ser muito baixa, o micro-clima no entorno em torno vai melhorar muito”, explica o secretário da Infraestrutura de Gurupi, Gerson José de Oliveira. “Estamos gastando apenas a mão-de-obra e areia ensacada”, reiterou.

Segundo o secretário, de início serão feitos experimentos em dois canais que ficam próximos à Rodoviária.

“Se a população aprovar a gente faz nos outros canais, mas, se achar que não precisa nós tiramos porque a idéia é melhorar o clima nas mediações do Parque”, disse o secretário. Ele afirmou ainda que o prefeito Laurez Moreira irá hoje no local e assim poder autorizar a continuação dos trabalhos.

Mutuca 1

Iluminação

Outro projeto que a Secretaria de Infraestrutura defende é a iluminação no trecho entre a rodoviária até o final da canalização do Parque Mutuca, sentido Leste.

“Fizemos um projeto de iluminação da Avenida Beira Rio da Avenida, saindo da Avenida Ceará até chegar na cerâmica do Jaime, onde será feito também um caçadão com uma pista de caminhada naquele local. Vou mostrar para o prefeito hoje e se ele autorizar vamos iniciar.  Não vai ser muito investimentos e nós damos conta de fazer”, disse.

Período de chuva

O secretário explicou que quando aproximar a estação da chuva na região serão retiradas as barreiras para evitar alagamento.  

“Vamos fazer o barramento até o mês de agosto ou setembro. Quando começar a época da chuva nós vamos tirar para não causar nenhum problema. Na verdade são apensas sacos com areia”, disse.

El Niño

Segundo levantamento feito pela BBC/Brasil, o fenômeno climático El Niño de 2015-2016 é comparado ao que aconteceu há 18 anos. Diz ainda que o fenômeno envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Suas causas ainda não são bem conhecidas. A BBC levou em consideração analises de imagens de satélite da a Nasa (agência espacial americana).

“Sem dúvida são muito parecidos. Os fenômenos (El Niño) de 1982-1983 e 1997-1998 foram os de maior impacto no século passado, e parece que agora vemos uma repetição”, disse William Patzert, especialista em clima do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL, na sigla em inglês) e um dos mais importantes estudiosos do El Niño dos EUA, à BBC.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *