Inauguração do Centro de Convenções Mauro Cunha mexe com o brio dos gurupienses - Atitude Tocantins
Inauguração do Centro de Convenções Mauro Cunha mexe com o brio dos gurupienses
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias

Inauguração do Centro de Convenções Mauro Cunha mexe com o brio dos gurupienses

Inauguração do Centro de Convenções Mauro Cunha mexe com o brio dos gurupienses
Avalie esse post

A classe artística representada por Genésio Tocantins, Dorivã – Passarim do Jalapão, Chico Chocolate e músicos locais, políticos como governador Mauro Carlesse, o ex-governador Siqueira Campos e prefeitos da região serão recepcionado pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira na Inauguração do Centro de Convenções Mauro Cunha e na abertura da “Exposição Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins”.

por Wesley Silas

A entrega do Centro de Convenções Mauro Cunha à população gurupiense nesta quinta-feira (22),  às 19hs. com apresentações musicais no palco externo, movimentará a comunidade e as classes política e artística do estado do Tocantins. Além das apresentações externa, às 21hs acontecerá no auditório multifinalitário o lançamento da “Exposição Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins”.

“Eu o Silon, Presley, Edmundo, Ana Clara e Ana Maria vamos fazer uma apresentação no palco externo e vou abrir com o show às 18hs 30min. No auditório interno onde acontecerá homenagem ao governador Siqueira Campos, o Genésio vai tocar Hino ao Tocantins, depois terá a fala do Siqueira e em seguida eu e o Dorivã entraremos no palco para cantar uma música que será surpresa para ele”, disse.

Agenda cultural

Chico Chocolate comentou o desafio da classe artística de Gurupi em manter uma agenda de programação para ocupar o espaço que será entregue. Ele disse que a cidade necessitava de um espaço para que os artistas tivessem oportunidade de mostrar seus trabalhos.

“É de suma importância esta obra que foi construída em um espaço que estava obsoleto que foi totalmente reformado e reformulado e agora tem um tratamento acústico muito bom e para a realização de shows musicais para nós é excelente, tanto o palco externo como o palco interno. Agora é ocupar estes espaços e precisamos fazer isso e usar a criatividade para preencher este espaço num momento em que as pessoas estão carentes de diversão e de coisas boas. A responsabilidade de agora para frente passar a ser da classe artística”, disse o músico Chico Chocolate.

Valorização da arte e da cultura

O Centro de Convenções Mauro Cunha agora conta com um auditório multifinalitário, camarim, galeria de artes, sala de música, museu, palco externo e paisagismo.

“Essa obra mostra o compromisso da gestão com a valorização da arte e da cultura em Gurupi, proporcionando a população gurupiense um local moderno e aconchegante para usufruir de programações culturais e aos artistas um belo espaço para exposição dos seus trabalhos. Preparamos uma bela programação de inauguração e contamos com a participação de todos”, disse o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira.

Exposição Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins

A Exposição será exibida ao público até o dia 22 de novembro e contará com a presença do homenageado e ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos.

De acordo com idealizada da exposição, Conselheiro José Wagner Praxedes, o trabalho mostra em painéis de forma cronológica relatos históricos como emancipação de municípios, independência do Brasil e a Revolução Francesa, onde os visitantes poderão contextualizar os fatos históricos da criação do Estado a acontecimentos relevantes de repercussões regionais, nacionais e mundiais.

“Antes a gente observava quando fazia alguma pergunta, as crianças não sabiam”, Conselheiro José Wagner Praxedes.

“O público alvo da Exposição Siqueira Campos é o estudante porque antes a gente observava quando fazia alguma pergunta, as crianças não sabiam. Com este trabalho que estamos lançando hoje em Gurupi, as escolas, bibliotecas do Estado vão ter acesso a estas informações que estão disponíveis também em áudio”, disse Praxedes.

Ele informou que estão também presente na exposição objetos do acervo pessoal do homenageado e vídeo documentário retratando a história desde o século XVII até a criação do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988, no Congresso Nacional.  

“Nós trouxemos alguns objetos pessoais do governador Siqueira Campos como o rádio que ele até hoje ele não dorme ser ouvir o rádio na cabeceira da cama, a parte religiosa dele como o Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Natividade e alguns objetos como livros de cabeceira”, disse.   

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *