IDEB | Palmas se destaca entre as escolas municipais e Gurupi consegue o melhor resultado entre as estaduais - Atitude Tocantins
IDEB | Palmas se destaca entre as escolas municipais e Gurupi consegue o melhor resultado entre as estaduais
Cidades Destaques Educação Gurupi (TO) Notícias Palmas Palmeirópolis Paraíso

IDEB | Palmas se destaca entre as escolas municipais e Gurupi consegue o melhor resultado entre as estaduais

Dos 139 municípios, apenas 27 escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, conseguiram alcançar a meta estipulada em 5,5 em uma escala que vai de 0 a 10. Na rede municipal, Palmas (6,6) e Paraíso (6,3) ficaram no topo, e na rede estadual o destaque foi para Gurupi que alcançou a média de 7,3 seguido por Formoso do Araguaia e Paraíso Tocantins com 6,7 e Colinas do Tocantins com média de 6,5. Em Paraíso, Prefeitura anunciou o pagamento de uma bonificação salarial, para todos os profissionais. As cidades que mais se destacaram na região do Tocantins foram Palmeirópolis e Aliança do Tocantins. 

por Wesley Silas

Divulgado nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado do Saeb foi divulgado na semana passada pelo MEC.

A Rede Municipal de Ensino de Palmas alcançou a melhor média com a nota 6,6 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Paraíso do Tocantins obteve média de 6,3 referente ao desempenho apurado em 2017 na primeira fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Na rede estadual, Gurupi foi a cidade com a média com 7,3.

Alunos da rede municipal de Paraíso do Tocantins.

“Em cinco anos de gestão avançamos uma década”, comemora a secretária municipal de Educação e Cultura de Paraíso do Tocantins, Lizete Coelho.

A gestora municipal relaciona as ações que levaram ao surpreendente desempenho: “Desde 2013 estamos intensificando cada vez mais os investimentos na educação municipal, por meio de melhorias na infraestrutura das escolas, da aquisição materiais didáticos de qualidade, da promoção de formações para os professores, da valorização dos profissionais e, acima de tudo, do olhar humanizado sobre o ensino”, afirma a secretária.

“Em cinco anos de gestão avançamos uma década”, comemora Lizete Coelho.

Para Lizete Coelho, a autonomia administrativa da Secretaria de Educação, assegurada pelo prefeito Moisés Avelino, também tem sido fator fundamental para o exercício de uma gestão democrática e focada em resultados. “Nossos professores e toda a equipe da educação são criteriosamente selecionados conforme seus currículos e suas aptidões, num processo sem nenhum viés político partidário”, ressalta.

O prefeito Moisés Avelino destaca que a Educação Municipal está no caminho certo, os resultados positivos do Ideb é fruto do trabalho dos professores e equipe, que têm oferecido um ensino de qualidade aos alunos paraisenses. “Temos a cada ano melhorado a qualidade da Educação, e este ano novamente alcançamos bons resultados nos índices”, afirmou.

Reconhecimento do mérito

Devido ao excelente desempenho da Educação Municipal de Paraíso do Tocantins no Ideb, a Prefeitura de Paraíso anunciou o pagamento de uma bonificação salarial, para todos os profissionais. O prefeito Moisés Avelino comemora essa conquista e anuncia essa bonificação que será paga da secretária ao ASG, ou seja, todos os servidores da educação, em valorização e gratidão pelo serviço desempenhado. “Nós primamos pela qualidade da educação e transparência, fazemos um trabalho com amor, para o nosso povo de Paraíso”, destaca. 

“Nós primamos pela qualidade da educação e transparência, fazemos um trabalho com amor, para o nosso povo de Paraíso”, destaca o prefeito.

A bonificação é concedida pelo terceiro ano consecutivo aos servidores da Educação, e está prevista para ser paga neste de mês setembro. “Que a equipe de profissionais continue em busca da excelência do ensino, ajudando a fazer da educação um meio para o desenvolvimento e fortalecimento do ensino-aprendizado do nosso município”, finalizou.

Municípios destaques no Tocantins (Rede Municipal – 1º ao 5º Ano)

1º Palmas

Rede Estadual : 5,8

Rede Municipal: 6,6

2º Paraíso do Tocantins

Rede Estadual: 6,7

Rede Municipal:  6,3

3º Pedro Afonso

Rede Estadual x

Rede Municipal: 6,1

4º Aliança do Tocantins

Rede Estadual: 6,2

Rede Municipal:  6,0

5º Palmeirópolis

Rede Estadual

Rede Municipal: 6,0

6º Aurora do Tocantins

Rede Estadual: 6,0

Rede Municipal:

Os demais municípios obtiveram nota menor que 6,0.

Maiores cidades

Araguaína

Rede Estadual:  –

Rede Municipal:  5,9

Gurupi

Rede Estadual: 7,3

Rede Municipal:  5,1

Porto Nacional

Rede Estadual: 5,2

Rede Municipal:  5,2

(Com informações do MEC e da Prefeitura de Paraíso do Tocantins)

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *