IBAMA contrata 187 brigadistas para combate de queimadas no Tocantins - Atitude Tocantins
IBAMA contrata 187 brigadistas para combate de queimadas no Tocantins
Destaques Estado Meio Ambiente Notícias

IBAMA contrata 187 brigadistas para combate de queimadas no Tocantins

IBAMA contrata 187 brigadistas para combate de queimadas no Tocantins
Avalie esse post

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está finalizando o processo seletivo simplificado para contratação de 187 Brigadistas de combate, sendo: 4 Gerentes, 26 Chefes de Esquadrão, 8 Chefes de Brigada, 27 Agentes de Manejo Integrado do Fogo e 122 Brigadistas.

por Redação

Essa contratação faz parte do PREVFOGO – Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Terras Indígenas no Estado do Tocantins.

Os contratos têm duração de seis meses e terão vigência a partir do próximo mês. As vagas foram destinadas prioritariamente para membros das comunidades indígenas.

Os brigadistas irão atuar em prevenção e combate aos incêndios florestais nas Terras de 5 grupos Indígenas do Tocantins (Apinajé, Krahô, Xerente e Karajá/Javaé da Ilha do Bananal). A extensão da área a ser atendida pelos brigadistas é de aproximadamente 2 milhões de hectares.

Os contratados serão treinados pelos técnicos do Ibama e receberão todo o material para as ações em campo.

Os brigadistas serão remunerados com valores que vão desde 1 salário mínimo – R$ 998,00 (para Brigadistas) até 4 salários mínimos – R$ 3.992,00 (ao cargo de Gerente). Os participantes ainda terão outras vantagens: auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte (quando couber) e seguro acidente.

De acordo com o responsável pelo PREVFOGO, Analista Waner Lima, “esse Programa garante mão-de-obra para proteção ambiental das Terras Indígenas, que em geral são extensas e ficam rodeadas de propriedades rurais. O fogo causa perdas ao meio ambiente e prejuízos financeiros, além de riscos aos moradores dessas localidades.”

“Também não podemos esquecer outro aspecto importante dessas contratações é que elas proporcionam renda fundamental para as comunidades indígenas. O IBAMA, por meio dessa ação, mostra seu apreço e cuidado com esses povos tradicionais”, conclui Waner Lima”

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *