Hospital Regional de Gurupi | Trabalho voluntário de religiosos ajuda na readaptação e melhora dos pacientes - Atitude Tocantins
Hospital Regional de Gurupi | Trabalho voluntário de religiosos ajuda na readaptação e melhora dos pacientes
Destaques Estado Notícias Saúde

Hospital Regional de Gurupi | Trabalho voluntário de religiosos ajuda na readaptação e melhora dos pacientes

Na última sexta-feira, 25, na sala de reunião da Policlínica, o Setor de Humanização em Saúde do Hospital Regional de Gurupi promoveu uma roda de conversas com voluntários e Religiosos (Católico, Evangélicos e Grupo de Visitação Voluntária) para apresentar a rotina da Unidade Hospitalar.

por Wesley Silas


Durante a conversas a Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, enfermeira Patrícia Lira, falou sobre a importância de Higienização das Mãos e  Coordenadora  do Setor de Humanização, Janiva Maria da Siva, abordou sobre a importância dos serviços voluntários nas instituições hospitalares. Ela considerou estes serviços como uma participação ativa que visa uma ação responsável e humanizada no sentido de promover a qualidade do acolhimento. Orientou ainda que os trabalhos na sala de visitação poderão ser feitos todos os dias da semana no período das 14h às 15h.

A psicóloga, Thays Mota, defendeu a importância do trabalho voluntário religioso, pois contribui de forma positiva na readaptação e melhora dos pacientes.

“Para uma boa recuperação dos nossos pacientes internados e seus familiares é preciso um cuidado com visão holística, vendo o paciente nos aspectos: físicos, emocionais, socio-culturais e espiritual. Tudo que venha de alguma forma somar para recuperação e melhora do paciente é de suma importância. O Encontro reforça que buscamos trabalhar com essa visão, estreita a relação com os nossos líderes religiosos, mostrando a importância do trabalho deles, além de oferecer informações importantes sobre o funcionamento do hospital afim de organizar e facilitar o trabalho deles”, disse a psicóloga.

Conforme orientações da Política Nacional de Humanização em Saúde (Ministério da Saúde), o objetivo das atividades desenvolvidas pela humanização é o de proporcionar reflexão sobre as práticas do cuidado em saúde, contribuindo para a oferta de qualidade de vida e bem-estar aos usuários e trabalhadores.

Critérios para ser voluntário (Religiosos  e Outros)

–  Maiores de 18 anos e com documentação (RG e CPF) e cartão de vacina em dia;

– Amor ao próximo e vontade de ajudar;

– Ter disposição em seguir as regras institucionais;

– Realizar o voluntariado sem ajuda de custo do HRG.

– Ter senso de responsabilidade, interesse e sinceridade.

–  Ter disponibilidade de 01 hora por semana durante o dia (Visita 14 às 15 horas)

– Flexibilidade de horário para comparecer às reuniões e treinamento, quando convidado pelo setor de Humanização/HRG

Atividades desenvolvidas pelos voluntários

No HRG são ou podem ser desenvolvidas as seguintes atividades:

– Visita ao leito Religiosa

–  Música  Coral, Orquestra

–  Leitura nas Enfermarias

–  Risoterapia

– Corte de cabelo

 – Massagem

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *