Exclusivo: Justiça Federal determina suspensão da Expedição da Ilha do Bananal - Atitude Tocantins
Exclusivo: Justiça Federal determina suspensão da Expedição da Ilha do Bananal
Destaques Estado Notícias

Exclusivo: Justiça Federal determina suspensão da Expedição da Ilha do Bananal

Exclusivo: Justiça Federal determina suspensão da Expedição da Ilha do Bananal
Avalie esse post

O evento esportivo estava previsto para acontecer nesta quinta-feira, 14, com participação de mais de 400 pilotos, dentre eles o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM) que também é trilheiro. Porém nesta quarta-feira,13, a Justiça Federal determinou a suspensão da expedição.

Por Régis Caio

O presidente do Conselho das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal (CONJABA), solicitou ao Ministério Público Federal para tomar medidas cabíveis, a fim de evitar que ocorra o evento.

A Justiça federal usou como fundamento uma matéria veiculada no Portal Atitude da Expedição Rally no interior da Ilha do Bananal, marcado para esta quinta-feira, 14, alegando que o evento ocorreria sem a devida autorização da FUNAI e das Comunidades Indígenas da Ilha do Bananal.

“O documento inicial do MPF aponta que houve a anuência de duas aldeias pelas quais passa o evento. Ocorre que outras aldeias afetadas não concordam com o evento alegando a degradação das estradas ligam as aldeias e que dão acesso aos portos de saída da ilha. Foi reportado ainda que no anterior, houve tiroteio no evento”, relata a decisão judicial.

“Nesse ponto, em que pese a anuência de duas aldeias, não se pode ignorar a inexistência de consenso entre os índios quanto a sua realização, o que levou à atuação da CONJABA junto ao MPF, autor dessa ação. Nota-se ainda, em uma análise perfunctória, que não houve consulta finalizada junto a FUNAI para a realização do Rally em vista da ausência do fornecimento da documentação solicitada pela entidade federal”, determina.

Clique e leia a decisão

Decisão

A Expedição Ilha do Bananal é um evento aberto, Idealizada por Edgar Felipe, e acontece desde o ano de 1999 quando aconteceu a primeira edição com a participação de apenas quatro participantes.

Desde então, a expedição cresceu e neste ano, o evento idealizado pelos amigos Edgar Felipe, Arimar Linhares e  Danilo Dourado, promete superar a edição anterior que atraiu 400 pilotos do Tocantins [Gurupi-TO, Paraíso-TO, Palmas-TO, Araguaina-TO, Alvorada-TO], Brasília (DF), Goiás (Anápolis, Itumbiara, Minaçu, Goianésia], e do estado da Bahia [Luís Eduardo Magalhães]. Ao todo participaram 100 motos, 80 jeeps, 30 quadriciclos, 30 gaiolas, 15 UTVs e vários protótipos de carros que incrementaram ainda mais o espírito de aventura da viagem.

 

 

 

 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *