Conecte-se Conosco

 

Destaques

Plano de operacionalização da pesca esportiva no Estado é lançado pelo Governo Estadual

Publicado

em

Teve início na manhã desta segunda, 28, o primeiro dia do Famtour, o evento é desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e, tem como objetivo operacionalizar a pesca esportiva como um dos roteiros turísticos do Estado.

Por Redação

O Famtour é uma viagem de familiarização pelos principais pontos turísticos para a pesca no Tocantins. A primeira parada foi o lago de Palmas. Os representantes de operadoras e programas especializados no segmento, dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, participaram da abertura do evento. O presidente da Adetuc e Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), fez as honras desse momento e ressaltou todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela pasta com o apoio do Governador Mauro Carlesse, que é um entusiasta da pesca esportiva e enxerga no Tocantins um potencial estratégico para os pescadores amadores e profissionais. “No ano passado a pesca esportiva movimentou milhões de reais em nosso Estado, é uma cadeia econômica que envolve diversos setores, sendo alguns deles, o hoteleiro, o de transportes, bares e restaurantes, guias e muitos outros. O Tocantins é um estado novo, mas conta com uma logística turística que favorece o desenvolvimento do setor, além da potencialidade hidrográfica que já é de conhecimento nacional”, apontou.

Esse é mais um passo para o “Plano Operacional da Pesca Esportiva do Estado do Tocantins”. A programação segue, passando por Lajeado, Peixe e São Salvador, até 2 de outubro. Nos próximos dias, os participantes vão vivenciar roteiros de pesca esportiva formatados durante o projeto e terão a oportunidade de avaliar sua operação. Também acontecerá um Encontro de Negócios, onde prestadores de serviços locais envolvidos no projeto poderão fechar negócios diretamente com as empresas convidadas.

O pescador amador, Wellerson Santana é um dos participantes desse evento, e tem um portal voltado para a divulgação da pesca esportiva para amadores há 19 anos, e destaca suas expectativas quanto a esse roteiro. “Já participei de diversos eventos de pesca pela Amazônia, lá vamos em busca do Tucunaré-açu, já aqui estamos em busca do Tucunaré Azul, que é a segunda espécie mais procurada por nós. A bacia hidrográfica do Tocantins é uma das melhores do Brasil e com toda a certeza tem muito a oferecer para o turismo de pesca esportiva”, concluiu.

Mapa da Pesca

A elaboração do Plano Estratégico é uma ação Adetuc, que contratou consórcio especializado para esta finalidade, com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS), por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). As etapas anteriores envolveram diagnóstico das áreas com potencial de pesca, elaboração estratégica, formação de condutores especializados, formatação de roteiros para os municípios de Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Peixe. Na próxima etapa será formulado o Guia de Pesca Esportiva do Estado do Tocantins.

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visto