Empresa tocantinense contemplada pelo Tecnova se destaca no cenário nacional da inovação - Atitude Tocantins
Empresa tocantinense contemplada pelo Tecnova se destaca no cenário nacional da inovação
Agronegócio Destaques Estado Negócios Notícias Tecnologia

Empresa tocantinense contemplada pelo Tecnova se destaca no cenário nacional da inovação

Empresa tocantinense contemplada pelo Tecnova se destaca no cenário nacional da inovação
Avalie esse post

Por Priscila Cavalcante

Um dos projetos possibilitados pelo Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas (Tecnova) foi selecionado entre cerca de 700 propostas para receber capacitação e angariar recursos de investidores por meio do Inovativa Brasil.

A proposta do Tecnova de possibilitar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores tem se tornado realidade nas empresas contempladas pelo programa que, no Tocantins, é executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e parceiros. Indo além da expectativa, projetos como o Agra, aplicativo em desenvolvimento para munir agricultores de informações estratégicas para o plantio, alcançaram o reconhecimento no cenário nacional da inovação e podem receber novos investimentos após ter sido selecionado para o maior programa de capacitação, mentoria e conexão para startups do país, oInovativa Brasil .

Maikon Schiessl, de 28 anos, conseguiu desenvolver o Agra, aplicativo voltado a agricultores com previsão para entrar no mercado a partir de 2016 - Foto: Ademir-dos Anjos.
Maikon Schiessl, de 28 anos, conseguiu desenvolver o Agra, aplicativo voltado a agricultores com previsão para entrar no mercado a partir de 2016 – Foto: Ademir-dos Anjos.

A ideia já existia na cabeça dos empreendedores. Mas, depois de ser contemplado pelo Tecnova Tocantins e assim conseguir os recursos necessários, o engenheiro ambiental e jovem empreendedor Maikon Schiessl, de 28 anos, conseguiu desenvolver o Agra, aplicativo voltado a agricultores com previsão para entrar no mercado a partir de 2016. “Foi muito importante [o recurso do Tecnova], crucial, porque nós já tínhamos iniciado o projeto, mas estava em um ritmo muito lento por falta de recursos e a experiência como empreendedor para poder arriscar”, explica Schiessl, que é diretor executivo da empresa tocantinense OXCO2.

O sucesso foi tão grande que a empresa, sediada em Palmas e incubada em São Paulo, está em processo de mudança de seu nome para Agra, o mesmo do projeto e aplicativo. Com ele, o agricultor terá informações de forma rápida em um aplicativo semelhante a uma rede social que permitirá a interação entre eles e a empresa administradora do software e dos dados por meio de uma assinatura mensal.

Segundo Schiessl, o maior ganho para agricultores de médio a grande porte, público a qual se destina, é o de evitar pragas e sua infestação por meio de alertas do risco de chuvas, por exemplo, sua principal causadora. “Eles terão informações técnicas que interessam e de uma forma muito mais rápida para tomar decisões e reduzir custos. Por exemplo, a chuva influencia muito na agricultura e se ele é avisado com antecedência, ele pode tomar uma decisão de esperar o plantio e evitar pragas”, explicou o empreendedor. 

Após ser selecionado pelo Inovativa, programa do Governo Federal, o Agra será apresentado a possíveis investidores no final de novembro, juntamente com outros 92 projetos escolhidos entre cerca de 700 propostas no Brasil. As empresas selecionadas participam de mentorias individuais e coletivas entre empresários e empreendedores experientes e de cursos de capacitação e preparação (bootcamp) para a apresentação à banca de avaliação de negócios com a participação de investidores e grandes empresas em São Paulo.

Maykon comemora ainda a seleção de seu projeto entre os 100 empreendedores mais inovadores e dinâmicos do Brasil nos setores de Saúde, Manufatura Avançada, Tecnologia Limpa e Agrotech no programa “La Idea”, uma parceria entre governo Americano e Brasil. Ele vai passar duas semanas de aceleração e modelagem de negócios com uma rede de mentores norte-americanos em New Jersey, logo após a apresentação no Inovativa no final de novembro. 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *