O concurso, que integra o programa Escrevendo o Futuro, recebeu mais de 112 mil inscrições e teve a adesão de 3.877 municípios de todos os estados brasileiros. Os vencedores serão conhecidos em dezembro
A Olimpíada de Língua Portuguesa divulga os 80 trabalhos finalistas desenvolvidos por professores e seus estudantes de escolas públicas de todo o país (lista completa aqui). A partir de agora, inicia-se a última etapa do concurso, que revelará em dezembro os 20 vencedores nacionais, sendo quatro professores e suas turmas em cada categoria.
Seguem os nomes dos professores e as respectivas escolas:
Categoria Artigo de Opinião:
Profª. Débora Ferreira da Silva: “A arte do estudo além dos nossos limites” – E.E. Girassol de Tempo Integral Meira Matos em Aparecida do Rio Negro – TO
Profª. Jheme Quezia Nunes de Abreu Rodrigues: “A incrível arte de opinar” Col. Agropecuário de Almas em Almas – TO
Categoria Documentário:
Profª. Cleide Maria Lino: “O conhecimento além dos nossos limites”, E.E. Girassol de Tempo Integral Meira Matos em Aparecida do Rio Negro – TO
Profª. Dinair Rocha de Sousa Teles: “Escrevivência de uma professora”, da E.E. Rezende de Almeida em Itapiratins – TO
Categoria Crônica:
Profª. Rosana Ribeiro dos Santos com o tema“Um desejo e uma pedra”, representando a EE Joaquim Francisco de Azevedo em Taipas do Tocantins – TO
Categoria Memórias Literárias:
Profª. Rute da Silva Santos usou o tema “Na simplicidade das memórias” representando a E.E. PE. Giuliano Moretti em Tocantinópolis – TO.
Categoria Poema:
Profª. Laudiléia Soares Barbosa Achure usou tema “Hora da produção: E agora? O que escrever?”, representando a Escola Municipal Dr. Cesar Belmino Evangelista em Araguaína – TO
Os Relatos de Prática, juntamente com a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, apresentaram as experiências coletivas vivenciadas durante o trabalho de produção textual de cada gênero indicado pelo concurso: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).
O concurso, que integra o programa Escrevendo o Futuro, recebeu mais de 112 mil inscrições nesta 7ª edição e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas. O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.
Neste ano, a Olimpíada trouxe um novo formato com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva.
Nos encontros criados para atividades de cada categoria, professores e alunos classificados participaram de discussões, palestras, atividades formativas e culturais, que ocorreram por meio de um ambiente virtual de aprendizagem criado especialmente para a etapa semifinal.
Para esta etapa final, a comissão julgadora é composta por especialistas em língua portuguesa, com experiência em trabalhos dessa natureza e familiaridade com o ensino e a prática de leitura e escrita, além de representantes das instituições parceiras, que irão avaliar os trabalhos apresentados.
Entre as premiações para os vencedores estão notebooks para os docentes e tablets para os estudantes. As escolas dos vencedores também receberão acervos de livros para a biblioteca e placas de homenagens.
O Programa Escrevendo o Futuro é realizado pelo Itaú Social com a coordenação técnica do CENPEC. Conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.