Comunidade cobra balsa para ligar Araguacema a Santa Maria das Barreira no Pará - Atitude Tocantins
Comunidade cobra balsa para ligar Araguacema a Santa Maria das Barreira no Pará
Meio Ambiente Política Tocantins

Comunidade cobra balsa para ligar Araguacema a Santa Maria das Barreira no Pará

Comunidade cobra balsa para ligar Araguacema a Santa Maria das Barreira no Pará
Avalie esse post

Moradores de Araguacema (TO) e de Santa Maria das Barreira no Pará formaram uma comissão para cobrar a ligação entre os dois município separados pelo Rio Araguaia. Os moradores sentem prejudicado depois que a empresa Pipes foi impedida pela justiça de realizar os serviços de travessia do rio. “Enquanto a gente queria uma ponte, eles fizeram foi tirar a balsa que já tinha”, disse o João Nilson.

Por Wesley Silas

 De acordo com João Nilson Lima do Carmo, a interdição prejudica a população dos dois municípios que depende do transporte hidroviário para se deslocarem ao estado do Tocantins.

“Tendo em vista que não existe concessão pública de exclusividade da empresa PIPES, outra empresa poderia estar solicitando as devidas autorizações para o desenvolvimento da atividade no local, que se trata de uma rodovia federal, no caso a BR-235”, disse João Nilson.

De acordo com Nilson anteriormente havia uma balsa administrada por pessoas de Araguacema e fazia a travessia durante 24 horas. “Depois entrou a empresa Pipes e abriu um ponto próximo com a promessa de uma balsa maior para solucionar o problema do povo e depois o dono da balsa que era daqui faleceu e o filho dele assumiu e não queria perder o direito, mas a Pipes abriu um porto que foi embargado e multado por questões ambientais e a viúva do antigo proprietário da balsa vendeu o direito da balsa e a Pipes assumiu. Depois houve uma denúncia em relação ao meio ambiente e o Ministério Público interditou a balsa e a empresa deu entrada no Ibama, enquanto isso nós ficamos aguardando esta balsa que vai completar dois anos e cinco meses. A entrada desta nova empresa dificultou para gente porque  enquanto a gente queria uma ponte eles fizeram foi tirar a balsa que já tinha”, disse

Nesta segunda-feira, 01, a comissão irá apresentar uma ofício com assinaturas dos vereadores dos dois municípios e pelos membros da comissão para solicitar uma resposta da empresa para que ela disponibilize uma nova balsa.

Comissão de moradores de Araguacema que defendem a implantação da balsa.

“Paralelo a isso estamos aguardando o parecer do Ibama feito após reunião com a Prefeita de Araguacema o proprietário da balsa interditada deputada Dorinha Seabra e o vice-prefeito de Santa Maria e demais interessados. Ficou acertado que após 15 dias o Ibama daria esse parecer”, disse João Nilson.

Conforme João Nilson a demanda foi também apresentada para a senadora Kátia Abreu que garantiu que irá buscar respostas para resolver a demanda que ela estaria emprenhada para realização da BR-235 que sai do estado do Piauí, passa pelo Maranhão, corta do Tocantins nas proximidade de Pedro Afonso e segue até Araguacema com destino ao estado do Pará, com previsão da construção de uma ponte ligando os dois municípios.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *