Com poucos alunos, Prefeitura de Formoso busca alternativa para escola municipal - Atitude Tocantins
Com poucos alunos, Prefeitura de Formoso busca alternativa para escola municipal
Cidades Destaques Educação Formoso Notícias

Com poucos alunos, Prefeitura de Formoso busca alternativa para escola municipal

A falta de alunos na escola é um reflexo mostrado no último senso escolar de 2017 divulgado pelo Ministério da Educação que apontou no início deste ano dados, extremamente, preocupantes no Brasil devido a queda no número de matrículas na educação básica. O município de Formoso possui 2.480 alunos matriculados na rede municipal e possui três escolas estaduais e 08 municipais, sendo uma desta localizada na zona rural.

por Wesley Silas


Após o debate de um suposto fechamento da Escola Municipal Dalcir Barros Milhomens, localizada no  Jardim Planalto, em Formoso do Araguaia a reportagem do Portal Atitude esteve no local e registrou sala com apenas um aluno e outras com meia dúzia de crianças.

O professor do IFTO, Olavo da Costa Leite, relaciona a falta de alunos da educação básica nas salas de aulas com a falta de investimentos desde as creches e numa gestão com visão a longo prazo.

“Não existe quantidades de alunos em escolas públicas quanto se faz investimento deste as creches. Isso ajuda a explica os motivos de falta de alunos como o atual prefeito alega para o fechamento da Escola”, considera Olavo.

A Secretária Municipal de Educação, Adriana Sousa Milhomens afirmou à reportagem do Portal Atitude que, em busca de aumentar os alunos nas salas de aulas, uma equipe da rede municipal de educação chegou a fazer uma trabalho de corpo a corpo no setor e chegou a oferecer kit escolar; mas, mesmo assim, as matriculas na unidade escolar continuaram bem abaixo da média, conforme determinada pelo Conselho Municipal de Educação e LDB.

Na manhã desta quarta-feria, data do retorno escola, tinha sala com apenas um aluno.

Ela citou exemplo como a turma da 1ª Série com sala com apenas 08 anos, da 2ª Série com 12 alunos, da 3ª Série com 15 e da 4ª Série onde encontram-se somente 16 alunos em sala de aula. Para a secretária a LDB prevê em uma sala de aula uma média entre 25 a 30 alunos e, caso houvesse, remanejamento dos alunos para outras escolas os servidores iriam acompanha-los e não seriam prejudicados.

A escola Dalci Barros Milhomens foi inaugurada no dia 11 de novembro de 1999.

Para atender as metas impostas pelo Conselho Municipal de Educação, embasadas na Lei de Diretrizes e Base (LDB) do Ministério da Educação chegou a ser cogitado o remanejamento dos alunos daquela unidade escolar para as Escolas Don Alano com a proposta de um ônibus escolar recolhendo os alunos da Escola Dalci Barros Milhomem, mas depois das polêmicas, inclusive parte dela política, pois no setor Jardim Planalto moram três vereadores e dois filhos de um deles estudam na escola, a Prefeitura se comprometeu em não fechar a escola que tinha o projeto de abrigar a Secretária de Educação onde é pago R$ 3.500,00 de aluguel mensal. Outra proposta, citada pela secretária seria para que no futuro o prédio da Escola Municipal Dalcir Barros Milhomem pudesse ser usado para receber um Centro de Educação Infantil.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *