Com esforço da corporação e da comunidade 4º BPM investe em melhorias estruturais e operacionais - Atitude Tocantins
Com esforço da corporação e da comunidade 4º BPM investe em melhorias estruturais e operacionais
Destaques Notícias Polícia

Com esforço da corporação e da comunidade 4º BPM investe em melhorias estruturais e operacionais

Com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Coronel Jaizon Veras Barbosa, o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Flávio Santos Brito, mostrou na manhã desta quarta-feira, 02, a importância da união e empenho entre toda corporação, Poder Judiciário, Executivo, entidades e a sociedade em melhorar a qualidade das instalações físicas, treinamento policial e implantação de serviços importantes para a segurança da região envolvendo a corporação da Polícia Militar.

por Wesley Silas


“Por meio da nossa equipe conseguimos resolver o problema do telhado e substituir todo o teto dos cinco pavilhões  e na parte de treinamento policial estamos colocando o 4º BPM em um novo patamar de formação profissional para prestar bons serviços ao cidadão e formos o pioneiro na formação de policiais militares do curso de Procedimento Operacional Padrão com 11 turmas totalizando 266 policiais militares habilitados, formamos 266 policiais militares no curso de preservação a vida no método giral e com isso estamos preparados para os momentos mais críticos da ação com uso da arma de fogo. Realizamos o primeiro cursos da Força Tática do 4º Batalhão, em 2016 propusemos o curso de verificação veicular e foram formados 60 policiais militares e hoje o curso está difundido em todo Tocantins, graças ao apoio do Comando Geral e das suas unidades operacionais e formamos 55 policiais para uso da pistola elétrica, 90 policiais em legislação de trânsito e 98 policiais no curso de direção defensiva  e com isso potencializamos a nossa autuação operacional e reduzimos significamente o quantitativo de acidentes de trânsitos envolvendo os nosso bravos guerreiros”, resumiu o comandante Flávio ao prestar contas de algumas ações durante o seu comando.

Conforma o comandante, diante ao limite do contingente seu comando se tornou um gestor da escassez por meio da melhora de operacionalidade dos policiais militares voltados ao trabalho ostensivo preventivo.

“Buscamos no comando geral e de outras instituições do sistema de segurança pública e do Judiciário a locação de polícias militares que estavam a frente de serviços, como unidades prisionais, para exercerem atividades para qual foram concursados e como manda a nossa Constituição Federal”, disse o Comandante que afirmou que tais atitude foi possível atender as cidade de Crixás, Cariri, Sucupira e São Salvador que antes não havia policiamento.

Na ocasião, o Comandante do 4ºBPM pediu a interferência do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Coronel Jaizon Veras Barbosa, para contratação de médico e um fisioterapeuta para atuarem no consultório inaugurado e assim ela possa funcionar com a capacidade plena. Assim como para a conclusão de uma pista de atletismo que irá beneficiar não só o 4º BPM, mas também a escolinha do quartel e do curso de Educação Física da Unirg.

Na ocasião também foi entregue um drone para a Força Tática.

Entrega do drone à Força Tática.

 

“A entrega do drone à Força Tática reflete um anseio antigo do 4º Batalhão porque quando aconteceu o roubo ao Banco do Brasil em 2017 em Gurupi foi graças a interceptação do caminhão utilizado na fuga que conseguimos recuperar quase R$ 6 milhões e devolvê-los ao Banco e por meio desta ação aconteceram outras que culminaram na prisão e indenização de grande parte da quadrilha e, desde então percebemos a inúmeras funcionalidade de um drone para o serviço”, explicou o comandante.

Formação de soldados

Outra obra citada pelo comandante foi preparar o 4º Batalhão para receber parte dos 1.000 soldados do últimos concursos.

“O 4º Batalhão tinha capacidade de forma 80 alunos em duas salas de aulas e estamos com o desafio de todo nosso efetivo de ampliação desta capacidade para formar no mínimo 200 policiais militares, desta forma mais do que dobraria a nossa capacidade de formação e isso representaria para todas nossas 16 cidades compreendidas pelo 4º Batalhão condições de sonhar com um contingente mais elástico do que disponível hoje. Desafio lançado pelo comando e aceito por toda nossa equipe de trabalho”, disse o comandante.

Para que as reformas acontecessem o Tenente-Coronel Flávio Santos Brito, citou o apoio de várias pessoas que atuaram desde a coleta de orçamento de melhores preços e até a realizações de mutirões entre policiais militares com o objetivo de agilizar os serviços.

Vídeo Monitoramente

Outro conquista que está preste a acontecer que tem a participação do 4º, OAB, classe empresarial como ACIG e CDL e a Prefeitura de Gurupi por meio do Fórum Permanente de Segurança Pública é o projeto de vídeo monitoramento da cidade.

“O prefeito Laurez nos informou que está licitando as Câmeras e se tudo correr bem na parte de licitação até o mês de junho o material estará todo disponível para instalação”, concluiu o comandante que dedicou a sua família, sociedade e a corporação os apoios recebido em Gurupi.

Em pronunciamento, o Comandante-Geral parabenizou o “comando profícuo do Tenente-Coronel Flávio e agradeceu aos representantes das instituições públicas, entes estatais e estaduais, empresários e parceiros da Unidade, que num esforço conjunto conseguiram reestruturar as instalações do Batalhão Javaés”, disse.

O Coronel Jaizon destacou e agradeceu a sociedade gurupiense e da região sul pelo exemplo de participação ativa na materialização de melhores condições de trabalho para os policiais militares da Unidade, afirmando que essa parceria refletirá na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Após os pronunciamentos, a tropa desfilou em continência ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Jaizon Veras Barbosa, encerrando a solenidade no pátio do Batalhão. Como ato final do evento, as autoridades presentes, acompanhadas do Comandante-Geral e do Comandante do 4º BPM descerraram as placas inaugurais do Núcleo de Saúde, do Centro de Ensino e do Prédio da Força Tática.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *