Carnafolia 2019 | Desenterro da Buiúna resgata história e celebra lenda de Porto Nacional - Atitude Tocantins
Carnafolia 2019 | Desenterro da Buiúna resgata história e celebra lenda de Porto Nacional
Cidades Porto Nacional

Carnafolia 2019 | Desenterro da Buiúna resgata história e celebra lenda de Porto Nacional

Carnafolia 2019 | Desenterro da Buiúna resgata história e celebra lenda de Porto Nacional
Avalie esse post

O segundo dia do Carnafolia 2019 de Porto Nacional, 02/03, foi marcado pelo resgate cultural da lendária cobra Buiúna, que foi desenterrada do subsolo da catedral Nossa Senhora das Mercês, onde reza a lenda sua cabeça está fincada. 

por Redação


O cortejo saiu pelo centro histórico de Porto Nacional ao som de marchinhas comandadas pela banda Mestre Adelino e dos Tambores do Tocantins.

A cobra gigante conhecida como mãe dos rios na Amazônia: esconde a sua cabeça no subsolo da Catedral e o seu corpo atravessa o rio Tocantins até o outro lado. Assim diz a lenda. Ela desperta todo ano com o som do carnaval e sai às ruas da cidade, por onde serpenteia até o último dia quando é devolvida pelos foliões ao rio.

Resgate cultural

O resgate cultural iniciado na gestão do prefeito Joaquim Maia reuniu a comunidade portuense no carnaval da paz e da alegria. O cortejo teve início ao lado da Catedral passando pelo Centro Histórico, praças e avenidas da cidade. Acompanhando a Boiúna estavam os Bonecos Gigantes, de criação do artista Everton dos Andes, o bloco da Cidadania (SEMAS), o Bloco da Saúde e o bloco dos Garis (Infraestrutura), que fez o arrastão com as pessoas pelas ruas tradicionais da capital da cultura.

Puxando os blocos estavam o Rei Momo, Elismar Ferreira,  que recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Joaquim Maia, e a Rainha Jessica Alves que acompanhados pela rainha da Terceira Idade, Domingas Alves, de 63 anos. O prefeito Joaquim Maia e a primeira-dama, Aline Maia, ao lado do Secretário da Cultura e do Turisni, Arnaldo Bahia e demais secretários percorreram todo o percurso com muita disposição e ritmo.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.