Câmara de Vereadores de Paraíso presta homenagem a professora Diva Santos Belle - Atitude Tocantins
Câmara de Vereadores de Paraíso presta homenagem a professora Diva Santos Belle
Cidades Destaques Gurupi (TO) Notícias Paraíso

Câmara de Vereadores de Paraíso presta homenagem a professora Diva Santos Belle

Apesar da professora Diva Santos Belle ter morado e falecido em Gurupi, onde criou seus filhos e trabalhou na Escola Presbiteriana, o vereador de Paraíso do Tocantins, Whisllan Maciel Bastos, lembrou do pioneirismo da professora na Escola Presbiteriano Vale do Tocantins da década de 1960, época que surgiu a escola em Paraíso do Tocantins e teve entre seus idealizadores, o pastor José Gonçalves Siqueira.

por Wesley Silas

As homenagens aconteceram no plenário da Câmara Municipal de Paraíso, Benedito Bandeira. Em seu discurso, o vereador Whisllan Maciel Bastos considerou a professora Diva Santos Belle, como uma das pioneiras da Escola Presbiteriana, hoje Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, e deixou um legado, não só na comunidade de Gurupi; mas, também em Paraíso do Tocantins, onde ela também iniciou sua carrereira como professora.

Ao prestar suas condolências aos familiares, o  vereador Whisllan Maciel Bastos citou a trajetória da professora Diva e do seu papel na criação da Escola Presbiteriano.

“A professora Diva foi uma das pioneiras da Escola Presbiteriano Vale do Tocantins, ainda no início da década de 1960, quando surgiu a escola com o pastor Siqueira. A professora Diva morava na Escola Missionária onde é hoje o Banco do Brasil”, disse Whisllan Basto ao destacar que a professora Diva também foi professora da sua mãe.

Foto: Arquivo da família

“Esta professora querida foi uma mineira, alta, muito simpática. Minha mãe conta que ela levava várias xuxinhas [prendedores de cabelos] no seu próprio cabelo e pegava as alunas de forma carinhosa, as colocava no colo, arrumava o cabelo, tirava a xuxinha do seu próprio cabelo e arrumava os cabelos das alunas”, destacou o vereador.  

Segundo ele, ainda na década de 1960, a professora Diva era uma educadora comprometida com o processo de aprendizagem das crianças e, naquela época, saia do convencional da sala de aula e promovia atividades extraclasse.

“Era uma professora que pegava os alunos e os levavam para as chácaras, onde ela comentava sobre a natureza, sobre Deus e sobre comportamento. A minha mãe fala da alegria que ela e as colegas sentiam ao serem convidadas para irem à casa das professoras onde é hoje o Banco do Brasil. Enfim, a influência de uma pessoa do bem e fantástica é bom a gente ver. A professora Diva faleceu em Gurupi, onde residia, ainda no dia 03 de dezembro de 2019”, lembrou o vereador. Confira abaixo a íntegra do discurso do vereador:

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *