Cachoeira Escorrega Macaco e Roncadeira dão alegria para quem a visita - Atitude Tocantins
Cachoeira Escorrega Macaco e Roncadeira dão alegria para quem a visita
Destaques Economia Estado Notícias Turismo

Cachoeira Escorrega Macaco e Roncadeira dão alegria para quem a visita

Cachoeira Escorrega Macaco e Roncadeira dão alegria para quem a visita
Avalie esse post

O paraíso chamado Taquaruçu tem mais belezas do que se imagina, a cachoeira “Rocandeira” e a “Escorrega Macaco” ficam a 35 km da capital, Palmas. A Roncadeira mede 70 metros de altura e para chegar a ela o visitante deve fazer a trilha de 1.500 metros. De acordo com o Governo do Tocantins 400 pessoas visitam o atrativo por dia em alta temporada.

por Jessica Maldonado / Atitude / Palmas

O nome Roncadeira tem um significado especial segundo Neusival Batista, responsável pela cachoeira, ele relata que os primeiros moradores do distrito ouviam o “ronco” em suas casas “Os primeiros moradores de Taquaruçu na década de 40 ouviam o barulho em casa e para eles o “ronco” acontecia devido a alguma alteração climática que estaria por vir. Quando a roncadeira “amanhecia roncando” como os mais velhos falavam, ia esfriar ou era início de chuva” conta Neusival.

Na Roncadeira não é permitido acampar, para os visitantes a taxa custa 10 reais e para crianças de até 9 anos não é cobrado. A partir do dia primeiro de junho a taxa aumenta para 15 reais por visitante, a cachoeira funciona das 8h até as 17:30 da tarde.

Neusival lembra que não é permitido levar alimentação até a cachoeira e não se pode usar protetor solar “alimentação só na entrada da trilha, a dica é ir com calçados fechados ou sandálias presas ao pé. Não precisa usar protetor, pois tem bastante sombra e também evitamos o uso de materiais químicos se for entrar na água por uma questão ambiental” enfatiza o responsável.

Ao lado da Roncadeira também temos a cachoeira “Escorrega Macaco” e o responsável conta que uma árvore da região tem esse nome porque produz um pó entorno do caule que dificulta a subida “Ao produzir um pó entorno do caule o bicho tem dificuldade para subir, na entrada da cachoeira tinha uma árvore dessas que era usada como referência pelos mais velhos para ensinar a cachoeira” conta Neusival.

Como chegar: 

TO 030 km 38, distrito de Taquaruçu 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.