Apug publica “dura” nota de repúdio contra fala presidente da UnirG - Atitude Tocantins
Apug publica “dura” nota de repúdio contra fala presidente da UnirG
Educação Política Tocantins Unirg

Apug publica “dura” nota de repúdio contra fala presidente da UnirG

Apug publica “dura” nota de repúdio contra fala presidente da UnirG
Avalie esse post

Em resposta entrevista dada ao Portal Atitude do presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica e em resposta ao suposto “palanque político” montado na inauguração do Campus I da Fundação Unirg, a Associação dos Professores Universitário de Gurupi (APUG-SSIND) enviou duas resposta com duras críticas. “Pedir para que os Docentes se dediquem mais chega à beira do ridículo”, disse a diretoria da Apug por meio de nota.

por Wesley Silas

A Associação dos Professores Universitário de Gurupi (APUG-SSIND) publicou uma nota ácida em protesto as falas do presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, em entrevista ao Portal Atitude quando ele anunciou a publicação de edital para concurso de professor e comentou Portaria n° 446/2019 que aumenta a presença de professores concursados em sala de aula.

“Pedir para que os Docentes se dediquem mais chega à beira do ridículo, pois, até o presente momento os docentes não tiveram nenhum direito trabalhista legal garantido, principalmente da recomposição salarial de 2019, muito menos a retroatividade prevista em lei, pela data base em janeiro. Sem esquecer também das retroações salariais e das progressões devidas, que vem insistentemente sendo requeridas e protocoladas dentro do prazo legal, algumas destas progressões pendentes desde 2016”, diz a nota.

Em seguida completou: “A interferência administrativa na autonomia acadêmica, fragilizando a gestão e produzindo intranquilidade geral aos docentes e também aos servidores da instituição, por medidas que fogem totalmente à razoabilidade, e com atitudes autoritárias tomadas sem respeito às etapas internas de debates e decisões dentro da própria Universidade, só nos resta o caminho da paralisação docente”.

Confira aqui a íntegra da nota.

Inauguração da reforma e ampliação do Campus I da Unirg

Logo em seguida e APUG enviou ao Portal Atitude um vídeo com críticas sobre a conclusão do Campus I da UnirG e “quem pagou a obra”. No vídeo o professor Joel Pinho considerou que o prefeito de Gurupi teria feito campanha política “com o dinheiro da própria instituição”. Enquanto, segundo ele, apesar de praticamente toda estrutura física da Unirg ter sido construída por gestores anteriores ao atual, no atual momento “a Prefeitura Municipal não investe nenhum centavo há muitos anos na instituição e todo os recursos que ele afirma ser próprio, na verdade é um recurso da própria UnirG”, disse o professor.

Já o presidente da APUG, professor Paulo Henrique, disse que embora a classe docente tenha “muita felicidade na construção do Campus é preciso que umas verdades sejam ditas. Por exemplo, aquela obra não foi concluída com o dinheiro da Prefeitura. Foi concluída com o dinheiro da UnirG e o que é pior, com a sonegação de diretos trabalhistas fundamentais porque desde 2013 nós vimos enfrentando uma realidade imposta como a Portaria 2.106/2013 que acabou com a isonomia salarial dos docentes”, disse Paulo Henrique no vídeo abaixo:

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *