Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto - Atitude Tocantins
Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto
Agronegócio Destaques Estado Negócios Notícias Saúde

Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto

Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto
Avalie esse post

O Tocantins pretende vacinar aproximadamente 100 mil bovinos na Ilha do Bananal, distribuídos em 350 retiros

por Redação

Faltam 15 dias para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, que ocorrerá entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro. A previsão da Agulha Oficial (termo utilizado quando a vacinação é feita pelo serviço oficial) deverá percorrer mais de 350 retiros de indígenas e produtores rurais, com previsão de vacinar cerca de 100 mil bovinos. Para o rebanho dos indígenas, o Governo do Tocantins disponibilizará gratuitamente cerca de oito mil doses da vacina, que também será de 2 ml por animal.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) tem seis equipes treinadas para efetuar as atividades na Ilha do Bananal, sendo que duas ficarão em Sandolândia tendo o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), três em Formoso do Araguaia com a ajuda do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e uma na Lagoa da Confusão.

Governo do Tocantins deve vacinar mais de 100 mil bovinos na Ilha do Bananal, entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro

 “Todos os bovinos encontrados serão vacinados, portanto a nossa meta é sempre 100% de alcance. A declaração é emitida de imediato, já que são os próprios técnicos que desempenham o ato”, explica o diretor de defesa, sanidade e inspeção animal da Adapec, Márcio Rezende acrescentando que os proprietários do rebanho são orientados a cumprir o período de carência da vacinação para o trânsito de animais.

Retiro na Ilha do Bananal

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que os profissionais estão preparados e engajados para mais uma vez colaborar com a preservação do status sanitário do Estado. “As notificações aos proprietários de rebanho na região estão sendo feitas para o agendamento da vacinação, pois eles têm que deixar o gado preso. Mesmo sendo um lugar de difícil acesso estaremos cumprindo a nossa missão”, ressalta.

No restante do Estado, as campanhas de vacinação contra a doença são realizadas nos meses de maio e novembro.

Ilha do Bananal

A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *