UBS | Prefeitura de Alvorada começa implantar padrão de qualidade na saúde Municipal - Atitude Tocantins
UBS | Prefeitura de Alvorada começa implantar padrão de qualidade na saúde Municipal
Alvorada Cidades Destaques Notícias Saúde

UBS | Prefeitura de Alvorada começa implantar padrão de qualidade na saúde Municipal

UBS | Prefeitura de Alvorada começa implantar padrão de qualidade na saúde Municipal
Avalie esse post

Após receber as Unidades de Saúde (UBS) em situação precária e com as portas fechadas por falta de condições sanitárias para oferecer atendimento de saúde aos moradores de Alvorada, a Prefeitura da cidade entregou nesta terça-feira, 25, a UBS Raimundo Rosa. “A UBS Raimundo Rosa não tinha a mínima condição de funcionar devido infiltrações, fungos e águas correndo em frente ao consultório”, lembra o prefeito.


por Wesley Silas

 Como todos sabem, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. No caso dos municípios, a responsabilidade é garantir os atendimentos básicos como os oferecidos nas Unidades Básica de Saúde (UBS); direito que o ex-prefeito de Alvorada deixou de oferecer à comunidade.

De acordo com o prefeito Paulo Antônio, uma das primeiras medidas de seu governo foi aplicar recursos próprios do município para revitalizar as UBS, depois que algumas delas chegou a ser interditadas por colocar em risco a saúde da comunidade.

“Nós recebemos as Unidades Básicas de Saúde precárias e, como todos sabem encontramos todas as UBS fechadas; mas,  por se tratar de saúde as pessoas não podem esperar e a nossa prioridade foi, de imediato, reabrir a UBS e contratar os médicos para oferecer serviço de saúde para os moradores de Alvorada”, disse o prefeito.

“ A UBS Raimundo Rosa não tinha a mínima condições de funcionar devido as infiltrações, fungos e águas correndo em frente ao consultório", disse o prefeito.
“ A UBS Raimundo Rosa não tinha a mínima condições de funcionar devido as infiltrações, fungos e águas correndo em frente ao consultório”, disse o prefeito.

A primeira UBS reformada e entregue à comunidade foi a  Raimundo Rosa, localizada na Avenida Bernardo Sayão, entregue na manhã desta terça-feira ao moradores. No novo prédio o usuário encontra instalações dentro dos padrões do Ministério da Saúde com mobiliário novo, ar climatizado e sala de espera decente.

“ A UBS Raimundo Rosa não tinha a mínima condições de funcionar devido as infiltrações, fungos e águas correndo em frente ao consultório. Diante disso, tomamos providencias para oferecer uma Unidade de Saúde decente aos moradores de Alvorada”, completou o prefeito.

Mariana Carla, 19 anos, mãe de Esmeraldo Vitória, de apenas um ano e meio, aproveitou para levar a filha para consultar na nova instalação da UBS.

"Este prédio melhorou 10 mil vezes"
“Este prédio melhorou 10 mil vezes”, Esmeraldo Vitória.

“Este prédio melhorou 10 mil vezes, muito melhor do que o outro, assim como o atendimento  que também vem melhorando. O outro ficava muito lotado e não tinha cadeira suficiente e tínhamos que ficar em pé e hoje aqui tem espaço e ar condicionado”, disse Mariana.

Secretário de Saúde,  Roberto Sampaio
Secretário de Saúde, Roberto Sampaio

O secretário de Saúde,  Roberto Sampaio,  também relatou a situação da saúde pública encontrada pela atual gestão.

“Infelizmente,  o ex-prefeito depois que perdeu as eleições, de maneira irresponsável, quebrou o piso da UBS e todas ficaram em estado de calamidade pública  – com equipamentos velhos, enferrujados, não tinha ambiência, os prédios não eram climatizados e nenhuma delas atendiam ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ)”, lembra o secretário.

Prefeito Paulo Antônio, juntamente com seu vice, Terra Seca, e secretários assinaram ordem de serviço para reforma da UBS do Setor Oeste.
Prefeito Paulo Antônio, juntamente com seu vice, Terra Seca, e secretários assinaram ordem de serviço para reforma da UBS do Setor Oeste.

Logo após a inauguração do prédio da Raimundo Rosa, o prefeito Paulo Antônio, juntamente com seu vice, Terra Seca, assinaram ordem de serviço para reforma da UBS do Setor Oeste.

“Hoje o prefeito assinou a ordem de serviço para a reforma da UBS do Setor Oeste e vamos ainda construir, reformar e ampliar quatro UBS que terão o mesmo padrão de qualidade com acolhimento, climatização e humanização, que é o que preconiza o Ministério da Saúde para que as pessoas sejam respeitadas”, disse o secretário de saúde.

“Recebemos a UBS com todos os equipamentos danificados", lembra o secretário.
“Recebemos a UBS com todos os equipamentos danificados”, lembra o secretário.

Roberto Sampaio, informou ainda que além de receber reforma e aquisição de mobiliários novos com recursos da prefeitura, a UBS do setor Oeste será ampliada com recursos de emendas parlamentar.

“Recebemos a UBS com todos os equipamentos danificados e conseguimos emendas parlamentar impositiva com os deputado Josi Nunes e Irajá Abreu no valor de R$ 300 mil para ampliá-la”, disse.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *