Telas de estudantes tocantinenses retratam a história do município de Peixe e conquistam importantes espaços - Atitude Tocantins
Telas de estudantes tocantinenses retratam a história do município de Peixe e conquistam importantes espaços
Destaques Estado Notícias

Telas de estudantes tocantinenses retratam a história do município de Peixe e conquistam importantes espaços

Telas de estudantes tocantinenses retratam a história do município de Peixe e conquistam importantes espaços
Avalie esse post

Oito das telas estão expostas em uma das mais conhecidas pousadas do município, a Pousada Rosa de Fogo, e uma delas foi levada para o Canadá. “A pousada também é arte e cultura e apoia também o projeto Peixe na Trilha da Arte onde as telas são colocadas nas paredes da pousada contado toda história de Peixe”, destaca Rosa de Fogo, que é a proprietária da Pousada.

Por Cláudio Paixão e Guilherme Gandara

A história da cidade de Peixe saiu da oralidade para as telas pintadas pelos estudantes do Colégio Estadual Dom Alano, que agradaram a população do município e alcançaram importantes espaços. As produções fazem parte do projeto ‘Na Trilha da Arte’, desenvolvido na unidade escolar desde 2017.

Exposição de quadros feitos por estudantes do Colégio Dom Alano de Peixe

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora de língua portuguesa Iraí Pinto de Queiroz, a iniciativa nasceu com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Terceiro segmento, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela literatura e pela arte. “O resultado foi muito positivo, conseguimos alcançar o nosso objetivo e estendemos o projeto para toda a escola”, explicou a professora.

A história do município de Peixe saiu da oralidade para as telas pintadas pelos estudantes do Colégio Estadual Dom Alano

Em 2018, participaram da ação 84 alunos e foram produzidas mais de 60 telas, que foram comercializadas, e os recursos estão sendo investidos em uma nova etapa do projeto. “Fizemos o Na Trilha da Arte: a história de Peixe registrada em telas e agora estamos trabalhando Na Trilha da Arte: biomas do Cerrado e do Rio Tocantins representados em telas”, adiantou a professora.

As telas foram comercializadas, e os recursos estão sendo investidos em uma nova etapa do projeto

A estudante Gabriela Ponce Leones, uma das participantes do projeto, destacou o aprendizado de história para fazer um retrato da realidade. “Estudamos sobre as casas arquitetônicas do Tocantins, passando por várias residências e centros históricos em cidades como Natividade, Porto Nacional e Peixe, para colocarmos a história em nossa pintura e desenhos”, frisou.

Exposição

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Cleira Matís Pinto de Queiroz, ressaltou a importância do projeto no processo ensino aprendizagem. “Além de despertar o interesse dos estudantes, essa foi uma forma de registrarmos a história do município, já que não existem documentos fotográficos. Coletamos os dados com os moradores e depois foram feitas as pinturas”.

As telas estampam a cultura e contam parte da história do município

As produções foram expostas e vendidas na praça pública de Peixe, nas comemorações dos 123 anos do município. “Além dos nossos parceiros locais, como a Dona Rosa, que comprou oito das telas produzidas por nossos alunos, uma das telas foi levada para o Canadá”, contou a idealizadora do projeto.

Rosilene Pereira da Silva, conhecida como Dona Rosa, adquiriu as obras após ficar encantada com o talento dos alunos. As telas compradas por ela agora fazem parte de uma coleção que compõe a decoração de seu estabelecimento, uma pousada, às margens do Rio Tocantins. Assim, os turistas e moradores da cidade que passam pela Pousada Rosa de Fogo estão tendo a oportunidade de ver o trabalho dos estudantes e conhecer parte da história da cidade. “Nas telas, eles estamparam a cultura do município de forma singela, contando em sequência a história da escolha do nome e outros momentos importantes, que me remetem à infância”, analisa Dona Rosa.

Secretária de Educação, Adriana Aguiar e Rosa de Fogo

Outro projeto lembrando por Rosa de Fogo que está em fase de execução será a inserção dos alunos da rede municipal e estadual para conscientizar sobre a cultura da praia de Peixe. “A Pousada Rosa de Fogo tem tentado desmistificar está história para mostrar que turismo de Peixe acontece durante o ano todo e o caminho mais curto para que isto seja divulgado será por meio da educação onde os professores vão levar os alunos para dentro da pousada para contar a história da praia de Peixe e mostrar que a temporada não é sazonal no mês de julho”, disse Rosa de Fogo.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *