Senadores do Tocantins manifestam contra PL de transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco - Atitude Tocantins
Senadores do Tocantins manifestam contra PL de transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco
Destaques Eleições Notícias Política Tocantins

Senadores do Tocantins manifestam contra PL de transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco

Avalie esse post

Ao Portal Atitude os senadores Ataídes Oliveira (PSDB), Kátia Abreu (PMDB) e Vicentinho Alves (PR) manifestaram contrários ao Projeto de Lei 6569/2013 que autoriza a transposição do Rio Tocantins para a Bacia do São Francisco. Veja o que eles dizem:

por Wesley Silas


Diante a manifestações negativas na Câmara dos Deputados pela deputada Josi Nunes (PMDB) e a favor como foi o caso do deputado Carlos Henrique Gaguim (Podemos) que manifestou favorável ao projeto de Lei do deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE) e, por último a atuação do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS) que chegou a lançar um abaixo-assinado online para evitar transposição do rio Tocantins; o portal Atitude ouviu os três senadores do Tocantins sobre a proposta que recentemente foi aprovada, em caráter conclusivo, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

O primeiro a se manifestar, por meio de sua assessoria, foi a senadora Kátia Abreu (PMDB). Ele declarou veementemente contrária à transposição do Rio Tocantins para a Bacia do São Francisco, conforme determina o Projeto de Lei 6569/2013, aprovado pela Câmara dos Deputados, que agora tramita no Senado Federal.

“Somos sensíveis à grave estiagem que ano após ano castiga os estados nordestinos, mas a salvação de um rio não pode significar a condenação de outro. Pelo contrário, precisamos manter todos os nossos rios vivos e garantir que eles cumpram sua função social”, disse a senadora que lembrou que ela será relatora na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal.

Segundo a senadora o custo do empreendimento é estimado de R$ 500 milhões ao ano, dos quais R$ 300 milhões apenas para custear a energia necessária ao bombeamento

“Esse montante seria melhor aplicado na revitalização do São Francisco, para recompor as matas do território da bacia, principalmente as ciliares, encostas e áreas de recarga dos aquíferos”, defende a senadora.

Já o senador Ataídes Oliveira (PSDB) garante que o Projeto não será aprovado no Congresso Nacional.

“A respeito desta transposição do nosso Rio Tocantins não vai acontecer, não pode acontecer e não vai passar no Congresso Nacional. Foi aprovado em uma comissão na Câmara dos Deputados, mas podem ter a certeza que não será aprovado pelo plenário da Câmara e muito menos do Senado Federal. Todos sabem que o nosso rio a cada dia está ficando mais seco e não tem como fazer esta transposição e não vejo a mínima possibilidade de fazer e muito menos este projeto ser aprovado no Congresso Nacional”, disse senador por telefone ao Portal Atitude.

Da mesma forma manifestou o senador Vicentinho Alves (PR) que considerou o projeto na contramão diante a crise hídrica que o Rio Tocantins passa.

“Meu voto é Contra. Todos nós brasileiros compreendemos a crise hídrica na Região Nordeste e somos solidários na busca de soluções que amenizem o sofrimento da população daquela importante região do País. Mas o Rio Tocantins também passa por expressiva redução do seu volume e uma possível transposição pode comprometer a nossa capacidade hídrica”, disse Vicentinho.

O único parlamentar do Tocantins a manifestar a favor da transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco foi do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos).

“Como ex-governador do Tocantins e deputado Federal, colega do deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE) apoiamos este projeto e esta luta incansável dele de levar água para o nosso querido Nordeste e o Tocantins tem água em abundância”, disse o parlamentar por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *