Sem representatividade do DCE, comunidade de Gurupi toma dores dos acadêmicos da Unirg - Atitude Tocantins
Sem representatividade do DCE, comunidade de Gurupi toma dores dos acadêmicos da Unirg
Educação Notícias Opnião Unirg

Sem representatividade do DCE, comunidade de Gurupi toma dores dos acadêmicos da Unirg

Sem representatividade do DCE, comunidade de Gurupi toma dores dos acadêmicos da Unirg
Avalie esse post

Na Sessão desta quarta-feira, 07, o vereador Sargento Jenilson (PRTB) irá aparentar um Requerimento defendendo a reserva da Rua em frente ao estacionamento da Campus II em espaço privativo, exclusivo aos acadêmicos e servidores.  O requerimento do vereador Jenilson, está sendo apresentado após a repercussão sobre uma blitz dos fiscais do Detran em frente do Campus II do Centro Universitário Unirg, onde várias motos e carros foram apreendidos. O que chama atenção é a apatia dos principais afetados, os senhores alunos dos vários cursos instalados naquele prédio, por meio do DCE.

por Wesley Silas


Não é novidade para ninguém a apatia do Diretório Central dos Estudantes da UnirG (DCE) em defesa dos interesses dos mais de 4 mil acadêmicos, a exemplo de excessos de alguns professores e até mesmo na emissão de Carteiras de Identidade Estudantil (CIEs) que chegou ao ponto do Ministério Público emitir, no mês de maio de 2017, uma recomendação para suspensão da emissão das Carteiras. Nas redes sociais, que serviria uma voz em defesa dos direitos dos acadêmicos, a última postagem ocorreu no dia 04 de julho com elogios ao ex e atual Presidente da Fundação Unirg. Enquanto o site do DCE, disponível no endereço eletrônico www.dceunirg.com.br, foi desativado.

O esvaziamento do Diretório dos Estudantes preocupa até mesmo a reitora do Centro Universitário Unirg, Drª Lady Sakay. Em 2017, após comentar o baixo rendimento dos cursos da Unirg no Índice Geral de Cursos (IGC) na lista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a reitora lamentou a ausência do CA e DCE nos debates dos temas que envolvem o Centro Universitário. “Temos cobrado bastante para que os Centros Acadêmicos (CAs) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) se reestruturem para que tenhamos uma instituição que caminhe para uma Universidade com representação de todos os seus atores”, disse na época Lady Sakai.

Enfraquecido, o restabelecimento do DCE piora com o fortalecimento das Ligas Acadêmicas dos cursos que se tornaram mais fortes do que o próprio Diretório; mas, quando se trata dos interesses coletivos, alguns cursos, principalmente os de poucas demandas, ficam no prejuízo por não terem a quem recorrer em suas demandas.

Contudo, no momento em que boa parte dos cursos encontram-se com rendimentos abaixo do Índice Geral de Cursos (IGC) e com queda no número de acadêmico, o debate envolvendo a Academia aparece do lado de fora das paredes da instituição, como é o caso do estacionamento do Campus II, debatido exaustivamente na Câmara Municipal.

Mesmo sem a presença de acadêmicos nas Sessões Ordinárias, os vereadores irão tomar novamente as dores dos alunos nesta quarta-feira, 07, quando será votado um Requerimento, de autoria do vereador Sargento Jenilson, destinado ao Prefeito Municipal de Gurupi e Diretor Municipal de Transito e Segurança  defendendo “a realização de estudos técnicos visando transformar o perímetro da Avenida Guanabara entre as ruas Dep. José de Assis e Engenheiro Bernardo Sayão, em espaço privativo por meio de desafetação para o Centro Universitário UNIRG, com o objetivo de transformar o espaço público em estacionamento exclusivo aos acadêmicos e servidores da UNIRG”.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *