Ruth Almeida apresenta Estrogonofe de Pirarucu em encontro de chefes de cozinha - Atitude Tocantins
Ruth Almeida apresenta Estrogonofe de Pirarucu em encontro de chefes de cozinha
Brasil Destaques Mulher Notícias Receita

Ruth Almeida apresenta Estrogonofe de Pirarucu em encontro de chefes de cozinha

Ruth Almeida apresenta Estrogonofe de Pirarucu em encontro de chefes de cozinha
Avalie esse post

O prato tocantinense Estrogonofe de Pirarucu será apresentado no Encontro de Chefes de Cozinha do Amapá (Enchefes Amapá), que acontece nesta sexta-feira e sábado, 8 e 9, na cidade de Macapá (AP). Desenvolvido pela chefe de cozinha tocantinense Ruth Almeida (Raízes Gastronômicas) e apresentado no Fantástico (Rede Globo), do último domingo, 3, o prato será apresentado em aula-show para chefes de cozinha de todo o Brasil.

por Redação


Ruth Almeida apresentará e produzirá o prato no Fórum de Chefes de Cozinha: “Cenário e tendências da gastronomia da Amazônia”. Ela cozinhará e apresentará o prato na companhia da chefe Geane Tavares, de Ouro Preto do Oeste (RO), especialista em comida brasileira. Segundo Ruth Almeida, o convite para o encontro aconteceu muito antes da apresentação do Estrogonofe de Pirarucu no Fantástico e a idéia inicial era a de levar algo com o chambari, tradicional prato do Tocantins. “Mas depois da apresentação no Fantástico, todo me pediram para mudar, porque ficaram curiosos para conhecer o nosso estrogonofe diferente”, comenta.

Segundo Ruth, a ideia é valorizar a culinária brasileira, tanto nos temperos quanto no visual, pois o Estrogonofe de Pirarucu traz as cores da bandeira e ingredientes nacionais. No Enchefes Amapá, Ruth e Geane vão falar sobre os principais ingredientes e oferecer para degustação ao público presente. O elemento principal é o pirarucu (conhecido como o bacalhau brasileiro) servido em cubos ao molho de abóbora cabutiá e castanha de caju, com leite de coco fresco. manteiga da terra e crispy crocante de couve.

Concurso

Com o tema “resgate cultural da culinária da Amazônia”, o evento conta com a presença de profissionais de diversos estados do país para um debate sobre o futuro da gastronomia na Amazônia e no Brasil, além de palestras, oficinas, mesas-redondas e concurso para eleger o melhor chefe de cozinha do Amapá. Ruth Almeida representa o Tocantins no evento que reúne ainda profissionais do Pará, Amazonas, Roraima, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia e Amapá, num debate que abordará o cenário e as tendências da gastronomia na Amazônia. 

Considerada a Melhor Chefe de Cozinha do Tocantins pelo Prêmio Dolmã 2018, Ruth Almeida pretende também realizar um encontro estadual de chefes de cozinha no Tocantins, previsto para o mês de agosto deste ano. No ano passado, Ruth foi escolhida como chef de cozinha representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina. Em 2016, ela conquistou o segundo lugar no reality show Cozinheiros em Ação, do canal GNT.

Perfil

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio no Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais analfabetos que comandaram uma família de nove irmãos. O pai era pescador e a mãe vendia os peixes ou os trocava em outros produtos para consumo familiar. Ainda adolescente, Ruth Almeida começou a cozinhar no fogão a lenha para fazendeiros da região com os produtos colhidos na própria roça. Para contribuir no sustento da família, ela virou também quebradeira de coco, mas nunca deixou de lado a paixão pela culinária.

No ano de 1991, Ruth Almeida decidiu mudou Palmas, onde montou um barraco de lona na região Sul da Capital e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, merendeira em escolas públicas da Capital, serviços gerais e por último como cozinheira em hotéis da Capital. Até que no ano de 2016, descobriu na internet inscrições para o programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT. Dentre milhares de inscrições, Ruth Almeida foi escolhida para participar do programa e garantiu a terceira colocação, com opções de pratos que valorizaram a culinária brasileira, nortista e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier como uma “cozinha de amor”.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *