Reitora da Unirg comenta sobre queda no IGC - Atitude Tocantins
Reitora da Unirg comenta sobre queda no IGC
Destaques Educação Estado Notícias Unirg

Reitora da Unirg comenta sobre queda no IGC

Reitora da Unirg comenta sobre queda no IGC
Avalie esse post

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 12, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A UnirG a caiu o índice de 3 para 2 e ficou entre as 266 instituições de ensino superior no Brasil tiveram desempenho inferior às demais, avaliadas em 2018, numa escala que vai de 1 a 5. “Nos últimos 3 anos a média ponderada entre conceito de curso e número de alunos por curso foi que promoveu essa diminuição de IGC de 3 para 2”, explicou.

por Wesley Silas

Conforme informações do Inep, a Unitins manteve índice de 3, enquanto a UFT subiu de 3 para 4. Enquanto a UnirG caiu de 3 para 2. O índice 3 reúne a maior parte das instituições. Aquelas que tiveram desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2.

A reitora da Unirg, Sara Falcão, declarou ao Portal Atitude que recebeu a Universidade com uma série de inconformidade e “tomou providências imediatas para mudar o quadro em uma capacitação geral de todos os cursos e NDEs correspondentes com um plano estratégico para os próximos três anos, inclusive com recomendações de melhorias caso a caso para que o próximo ciclo avaliativo a IES já volte no mínimo ao seu patamar de conceito 3”.

A reitora explica que IGC é o índice geral de cursos relativos a média ponderada dos conceitos individuais de curso CPC dos últimos três anos considerando a quantidade de alunos curso a curso.

“Nos últimos 3 anos a média ponderada entre conceito de curso e número de alunos por curso foi que promoveu essa diminuição de IGC de 3 para 2. Mas essa nova equipe já estabeleceu estratégias de sucesso onde já aconteceu a primeira capacitação e durante os próximos anos de gestão essas capacitações irão continuar ponto a ponto com planos de melhoria curso a curso, objetivando o aumento do IGC”.

Confira abaixo informações sobre as principais Universidades do Tocantins:

Sobre o IGC

O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Ele é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos, como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.

Entra no cálculo também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base na nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante – e no perfil dos professores.

Os índices obtidos por cada entidade podem ser acessados no site do Inep.  (Com informações a EBC)

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *