Recursos que visa acabar com filas por cirurgias de cataratas estão nas contas das prefeituras - Atitude Tocantins
Recursos que visa acabar com filas por cirurgias de cataratas estão nas contas das prefeituras
Destaques Estado Notícias Saúde

Recursos que visa acabar com filas por cirurgias de cataratas estão nas contas das prefeituras

Recursos que visa acabar com filas por cirurgias de cataratas estão nas contas das prefeituras
Avalie esse post

São R$ 6 milhões de recursos de emendas da senadora Kátia Abreu (PDT) que já estão nas contas das prefeituras, o bastante para acabar com fila por cirurgias de cataratas no Tocantins. “Já tenho uma ótima notícia e agora durante os dias 05 a 08 de dezembro na cidade de Gurupi nós faremos um mutirão de 150 até 180 cirurgias de pessoas de Gurupi e toda região sul e sudeste. Quero parabenizar a agilidade do prefeito Laurez Moreira e do Secretário de Saúde Gutierres”, disse a senadora Kátia Abreu. 

por Redação

A ação lançada pela senadora Kátia Abreu para acabar com a fila por cirurgias de catarata no estado, batizada de “Tocantins – Catarata Zero”, já pagou R$ 6 milhões em emenda parlamentar para as prefeituras darem início aos atendimentos.

Os recursos já estão na conta das prefeituras e serão suficientes para a realização de mais de 6.500 cirurgias de catarata. Todos os 139 municípios tocantinenses serão atendidos e receberão os valores conforme o número de habitantes.

“Estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com prefeitos e secretários de saúde para essa verdadeira força-tarefa em prol das pessoas que mais precisam da cirurgia. Todos estão animados pela agilidade com que o recurso já foi pago e com a perspectiva de cura dos pacientes”, afirmou Kátia Abreu.

Cinco cidades – Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Tocantinópolis – receberam inicialmente os recursos porque ainda possuem Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC). Esses municípios serão referência e atenderão a pacientes de todos municípios o estado. Para 2020, outras prefeituras serão beneficiadas diretamente com a ação, que receberá novos aportes até que seja zerada toda a demanda de cirurgias de catarata.

“Buscamos dados do Banco Mundial e da Sociedade Tocantinense de Oftalmologia que mostram que, no Brasil, 2% da população necessita de cirurgia de carata. Dessa forma, decidimos trabalhar com o mesmo percentual para os municípios, sendo que para este ano (2019) nós vamos trabalhar com 20% desse total, de forma a contemplar todos os 139 municípios tocantinenses”, esclareceu a senadora.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *