Reajuste menor da mensalidade escolar em 2018 reduz ritmo da inflação dos mais ricos - Atitude Tocantins
Reajuste menor da mensalidade escolar em 2018 reduz ritmo da inflação dos mais ricos
Destaques Economia Educação Notícias

Reajuste menor da mensalidade escolar em 2018 reduz ritmo da inflação dos mais ricos

Reajuste menor da mensalidade escolar em 2018 reduz ritmo da inflação dos mais ricos
Avalie esse post

Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda referente a fevereiro aponta variação de 0,08% para o segmento mais pobre e 0,66% para o mais rico

por Redação


O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta terça-feira, 13/03, mostra um recuo mais expressivo no ritmo de crescimento dos preços para a parcela mais rica da população em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2017. Isso porque os reajustes das mensalidades escolares em 2018 (7,0%, em média, nos ensinos infantil, fundamental e médio) ficaram cerca de 2 pontos percentuais abaixo do registrado no ano passado.

Enquanto em fevereiro de 2017 a inflação do segmento de renda alta havia sido de 0,78%, no mesmo mês deste ano ela fechou em 0,66%. Para as famílias de renda muito baixa, essa variação foi de 0,09% para 0,08%. Com esses resultados, nos dois primeiros meses de 2018 a inflação das famílias de renda menor correspondeu a quase um terço da registrada na classe de renda mais alta.

Em janeiro, a inflação do segmento de renda alta havia ficado em 0,36%. “O reajuste das mensalidades escolares, ocorrido em fevereiro, impacta mais fortemente os mais ricos, pois a maioria dos alunos matriculados na rede privada de ensino pertencem a essa faixa de renda”, explica Maria Andreia Lameiras, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea e autora do estudo.

Entre as famílias de renda muito baixa, a inflação recuou entre os dois primeiros meses do ano – havia sido de 0,23% em janeiro –, puxada pela redução de preços dos alimentos. “Desde o início de 2017, estamos com um comportamento muito favorável para o grupo alimentício. E como os mais pobres dedicam uma parcela maior de sua renda para esse o grupo, o impacto nessa faixa é maior”, afirma Lameiras.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *