Queremos trabalhar com respeito e condições dignas para exercer a profissão de jornalista - Atitude Tocantins
Queremos trabalhar com respeito e condições dignas para exercer a profissão de jornalista
Destaques Estado Notícias

Queremos trabalhar com respeito e condições dignas para exercer a profissão de jornalista

Queremos trabalhar com respeito e condições dignas para exercer a profissão de jornalista
Avalie esse post

Um episódio ocorrido às 12h02min. desta quarta-feira, 30, envolvendo o presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Wendel Antonio Gomides (PDT), contra a linha jornalística do Portal Atitude comprovou a desqualificação de um político que representa uma casa de leis e troca o diálogo por ameaças. “Eu queria que você estive aqui e eu tinha te achado aqui”. Esta foi uma das frases do vereador ao afirmar que procurou o representante o jornalista Wesley Silas no prédio da Câmara na intenção de fazer acertos de contas numa conversar gravado no celular que durou um pouco mais de 2 minutos.


Por Redação

Como é de conhecimento de todos tocantinenses, um grupo denominado Participa Gurupi conseguiu mais de 5 mil assinaturas para entrar com o primeiro Projeto de Lei de iniciativa popular voltado a retirar algumas benesses dos vereadores da cidade.

Desde que o movimento iniciou o Portal Atitude tem feito várias reportagens e dado espaço tanto para representantes do movimento quanto para os vereadores, em especial, ao presidente da Casa, Wendel Gomides.

O último texto sobre o assunto foi um artigo Opinativo do escritor Emílio Lopes que exerceu o seu papel de cidadão questionando no texto alguns pontos sobre a conduta do presidente da Casa, que ao invés de usar o direito de resposta, preferiu ligar para o editor do Portal Atitude, jornalista Wesley Silas, e fazer ameaças xingamentos.

“Eu não vou aceitar você ficar denegrindo minha imagem e vou resolver como você como homem do jeito que você quiser. Não vou aceitar você ficar com essas palhaçadas sobre mim não, rapaz”, disse Gomides. Em seguida completou: “Eu queria que você estive aqui e eu tivesse te achado aqui”.

Após as ameaças e injurias, o Portal Atitude encaminhou três cartas Denuncias, sendo uma para o Ministério Público, outra para o Secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cesar Roberto Simoni de Freitas, e outra para o diretor do Fórum de Gurupi. Neste mesmo sentido de garantir a integridade física e profissional do jornalista, o caso também foi registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Gurupi e comunicado para Sindjor/FENAJ e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Uma cópia do áudio da ligação do celular foi encaminhada, na íntegra, para a Secretaria de Segurança Pública e para Delegacia Regional da Polícia Civil de Gurupi. Confira abaixo uma parte do áudio.

 Por telefone o Secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cesar Roberto Simoni de Freitas, afirmou que requisitou a abertura de um inquérito policial.

“Esta não é forma de tratar a imprensa de jeito nenhum e não concordamos com isso e eu acho que a liberdade de expressão é uma coisa constitucional e ninguém pode se comportar desta forma”, disse.

Além de ser presidente da Câmara Municipal, Wendel Gomides exerce a profissão valorosa de Policial Civil com plantões e já foi diretor do Presídio Agrícola Luz do Amanhã e da Casa de Prisão Provisória de Gurupi. 

Nas redes sociais, o fato gerou revolta, principalmente em grupo de jornalistas e, até então, já foi repercutido em sites da região Sul e Central do Tocantins, dentre eles um editorial feito pelo jornalista Paulo Albuquerque do Portal Cock1, Claudemir Brito e Tocantins 24h, do jornalista Carlos Henrique Furtado.

“Gurupi precisa reagir. Tem gente que fica bradando por aí que são pessimistas os estão falam dos problemas da cidade, mas entendo que estas pessoas deveriam pensar mais na coletividade ao invés de cuidarem apenas de seus interesses. Se não houver um movimento integrado da comunidade para identificar os despreparados e fazer com que cessem, não sei aonde iremos parar”, considerou Paulo Albuquerque.

Apesar das ameaças feitas pelo vereador Wendel Gomides, o Portal Atitude não se intimidará e continuará exercendo o seu papel de levar informações à sociedade.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *