“Querem fazer TO-500 sem consultar nós”, diz Cacique Iwraru Carajás - Atitude Tocantins
“Querem fazer TO-500 sem consultar nós”, diz Cacique Iwraru Carajás
Destaques Estado Notícias

“Querem fazer TO-500 sem consultar nós”, diz Cacique Iwraru Carajás

“Querem fazer TO-500 sem consultar nós”, diz Cacique Iwraru Carajás
Avalie esse post

Apesar de ser a favor da Transbananal, o Cacique Iwraru Carajás da aldeia Wataú localizada na divisa do Tocantins com Mato Grosso disse que as autoridades devem consultar melhor o povo indígenas. “Eles sabem que tem moradores na Ilha do Bananal com dois povos sendo os Javaés e os Carajás e nós temos que negociar como é que vai ser”, disse o cacique na audiência Pública que acontece na manhã desta sexta-feira, 18, no Centro de Convenções Mauro Cunha em Gurupi

por Wesley Silas

Nesta sexta-feira, 18, Gurupi está sendo uma extensão do Senado Federal que promove a Audiência Pública solicitada pela senadora Kátia Abreu (PDT) e conta com a presença do senador Eduardo Gomes (MDB) e senadores do estado de Mato Grosso.

Em entrevista, o Cacique Iwraru Carajás reivindicou melhor debate com os povos indígenas Javaés e Carajás da Ilha do Bananal enfrentam no trecho de 90 km que corta a Ilha do Bananal de Formoso do Araguaia (TO) a São Félix (MT).

“Querem fazer o projeto sem negociar com ‘nós’, sem e a gente sabe que tem moradores na Ilha do Bananal que são os povos Javés e Carajás. Então, nós temos que negociar como é que vai ser e ninguém sabe como vai colocar a Transbananal e tem que respeitar a ideais dos outros e nós temos ideias próprias porque queira ou não queira temos que ter boas estradas e [a Transbananal] tem que acontecer, mas temos que negociar. Precisamos marcar audiência com o governador dentro da aldeia”, disse o cacique. Durante a cerimônia o Conselho das Organizações Indígenas do povo Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba) chamou a atenção do publica com faixa com o dizer: “Desenvolvimento sim. A qualquer custo não. Respeitem a convenção 169 da OIT”.  

 Audiência Pública conta com presença do Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, do IBAMA, da FUNAI, dos governadores do Tocantins, Mauro Carlesse, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, deputados federais e estaduais dos dois estados, prefeitos da região e do prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas.

 

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.