Previsão para construção da Transbananal só depois da EVTEA, diz Kátia Abreu - Atitude Tocantins
Previsão para construção da Transbananal só depois da EVTEA, diz Kátia Abreu
Destaques Eleições Notícias Política Tocantins

Previsão para construção da Transbananal só depois da EVTEA, diz Kátia Abreu

Previsão para construção da Transbananal só depois da EVTEA, diz Kátia Abreu
Avalie esse post

Em meio a anúncios de publicação de edital para construção da Transbananal, a senadora Kátia Abreu (PDT) informou em entrevista aos jornalistas José Manoel,, Wesley Silas e Régis Cáio, no Programa Tribuna do Povo, que as previsões do início da estrada que liga o Tocantins com o Mato Grosso só poderá ser divulgada após a conclusão da EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) pelo Governo Federal.

por Wesley Silas

Em busca de melhores qualidade de vida, vários caciques saíram de suas aldeias na Ilha do Bananal para acompanhar a audiência Pública que acontece a partir das 09hs no Centro de Convenções Mauro Cunha que terá a presença do Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, do IBAMA, da FUNAI, dos governadores do Tocantins, Mauro Carlesse, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, deputados federais e estaduais dos dois estados, prefeitos da região.

A audiência será uma realização do Senado Federal com apoio dos governos estaduais do Tocantins e Mato Grosso e da Prefeitura de Gurupi.

Em entrevista no final da tarde de ontem (18/10) a senadora defendeu que somente após a conclusão do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) pelo Governo Federal. Com isso, neste momento seria temerário falar neste momento em prazo para construção e valores que serão pagos para os índios que moram na Ilha.

“Eu não gostaria de fazer esta previsão porque acho que ainda não é a hora e saberemos após a conclusão do projeto de viabilidade técnica, o EVTEIA. Ainda não sabemos se será PPP (Parceria Público Privado), não sabemos se o pedágio vai ser privado ou se nós vamos pagar direto para os índios. Então, falar em valores e números neste momento eu acho delicado, pois sequer nós sabemos qual será o projeto e isso quem vai dizer é o EVTEIA […] Eu acho que neste momento nós temo que focar numa única coisa que é autorização para atravessar a Ilha do Bananal. Então, falar como será, quanto vai ganhar e como vai ser, estaríamos passando o carro diante dos bois. O meu foco é pedir ao ministro a travessia, a licença ambiental, o projeto de viabilidade, dinheiro da União porque esta estrada não é do Tocantins, nem do Mato Grosso”, disse a senadora.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *