Prelazia de Cristalândia se torna Diocese com posse do Bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira - Atitude Tocantins
Prelazia de Cristalândia se torna Diocese com posse do Bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira
Cidades Cristalândia

Prelazia de Cristalândia se torna Diocese com posse do Bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira

Numa celebração marcada por diversos sinais históricos, eclesiais e jurídicos. A Prelazia de Cristalândia – TO foi elevada para Diocese de Cristalândia – TO, na mesma oportunidade houve a Posse Canônica do I Bispo Diocesano Dom Wellington de Queiroz Vieira. A missa aconteceu na manhã de ontem (15), às 09:00, na Cadetral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cristalândia – TO.

por Adriana Castelo Branco

A presidência iniciou-se com o Representante/Embaixador do Papa Francisco, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, que passou a presidência a Dom Queiroz. Afirmando: “Querido, esse momento foi muito esperado por vocês, estou lhe passando a presidência”.

O Pe. Eduardo trouxe um breve histórico da Prelazia. Em seguida, o Vigário Geral, Pe. Manuca leu respectivamente a Bula de Criação da Diocese de Cristalândia e o Decreto de Nomeação do I Bispo Diocesano Dom Wellington de Queiroz Vieira. Na homilia, Dom Giovanni destacou a bondade divina: “Deus é paciente, Ele está sempre nos esperando”. E finalizou: “Estou muito feliz com com a quantidade de pessoas e também por notar o crescimento pastoral e espiritual dessa Igreja Particular, nova filha da Província Eclesiástica de Palmas”.

Ao final da missa, o Chanceler Pe. Adão fez a leitura da ata da cerimônia. Dom Queiroz na sua fala destacou três pontos: “Gratidão, reconhecimento e serviço”. “Não se trata de uma mudança mágica, serei o mesmo, com minhas limitações, o que recebi hoje da Igreja realmente foi poder, mas no sentido de servir”. Ele ainda agradeceu seu predecessor, Dom Rodolfo, o Núncio e os irmãos de episcopado. “Vamos continuar a luta aqui em Cristalândia, buscando ser uma Igreja no projeto do Senhor”. Uma fiel, representando toda a Diocese Cristalândia ofereceu a Dom Giovanni uma lembrança. (O escudo da nova Diocese feito em cristão).

Estiveram presentes os Arcebispos Dom Pedro Brito (Arquidiocese de Palmas), Dom Rodolfo Weber (Arquidiocese de Passo Fundo – RS), Bispos Dom Romualdo Matias (Diocese de Porto Nacional) e Dom Geovane Melo (Bispo de Tocantinópolis).

A missa teve a participação de aproximadamente 50 sacerdotes, religiosas, lideranças pastorais e grande número de fiéis. Das autoridades civis: A Senadora Kátia Abreu, o Prefeito de Cristalândia Cleiton Cantuário, o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira, o Prefeito de Lagoa da Confusão Nelson Moreira, a Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Dra Ângela Prudente e demais membros do Poder Judiciário e Legislativo.

A missa foi transmitida ao vivo na TV Pai Eterno de Trindade – GO, retransmitida na Sil TV/Band de Gurupi, no Facebook da Paróquia Santo Antônio de Gurupi e a cobertura da TV Anhanguera.

Histórico

A Prelazia de Cristalândia foi criada aos 26 de março de 1956 pela bula Ne quid Filiis, do Papa Pio XII, desmembrada da Diocese de Porto Nacional e das extintas prelazias, de Sant’Ana da Ilha do Bananal e São José do Alto Tocantins. Foi confiada, à época da criação, pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores. No dia 10 de julho de 2019, o Papa Francisco elevou a Prelazia de Cristalândia à Diocese, nomeando como seu primeiro bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira. A Diocese de Cristalândia têm 16 municípios do Estado Tocantins e 05 do Estado de Goiás, incluindo a Ilha do Bananal.

Pároco: Pe Eldinei:  – Vigário Forâneo e Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gurupi – TO.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.