Prefeitura de Peixe comemora sucesso do 1º Mutirão de Cirurgias - Atitude Tocantins
Prefeitura de Peixe comemora sucesso do 1º Mutirão de Cirurgias
Cidades Destaques Notícias Peixe

Prefeitura de Peixe comemora sucesso do 1º Mutirão de Cirurgias

Prefeitura de Peixe comemora sucesso do 1º Mutirão de Cirurgias
Avalie esse post

A prefeitura de Peixe, na gestão do prefeito José Augusto (DEM) desde que assumiu tem mostrado eficiência na gestão do hospital público municipal e nos demais serviços que envolvem a saúde pública no município de Peixe. Um dos desafios anunciado pelo prefeito é zerar as demandas de cirurgias eletivas nos próximos meses.  

por Wesley Silas

O primeiro mutirão de Cirurgia faz parte do programa Mais Saúde, Menos Fila e foi realizado entre os dias 15 a 18 de julho. De acordo com o prefeito José Augusto, nesse período foram realizadas 16 Laqueaduras, 03 vasectomia e uma cesariana. Ele lembra que o programa conta somente com recursos próprios e contemplou somente munícipes peixenses.

De acordo com o prefeito José Augusto, apesar dos atendimentos de média e alta complexidade serem de obrigação do Governo do Tocantins, a Prefeitura de Peixe foi obrigada a assumir a responsabilidade devido a população não contar com a devida assistência por parte da estrutura do SUS nos governo Estadual e Federal.

“Em razão disso fizemos um investimento alto e o hospital está ativo, assim como o Centro Cirúrgico. Até 60 dias atrás nós não podíamos fazer cirurgias de laqueadura e vasectomia, uma vez que para fazer estas cirurgias precisaríamos ter cadastros, agora conseguimos a liberação e foi baseado nisto que começamos o programa Mais Saúde, Menos Fila. Agora a gente espera zerar toda demanda de cirurgias eletivas do município de Peixe e o nosso primeiro programa foi realizado nesta semana com 20 cirurgias e a expectativa é de que de dois em dois meses possamos fazer programas semelhantes de forma de que daqui para fevereiro próximo a gente não tenha mais demandas por cirurgias eletivas no município de Peixe”, disse.

“Agora a gente espera zerar toda demanda de cirurgias eletivas do município de Peixe”, José Augusto.

Saúde básica

O prefeito adiantou que em breve Programa Saúde da Família (PSF) será estendido no município de Peixe.

“Estamos muito felizes porque estamos chegando ao final do ciclo cumprir compromissos feitos durante a campanha. A parte de estrutura física dos Postos de Saúde vai ser totalmente concluído agora com a reforma do Posto de Saúde da Vila São Miguel e com abertura prevista para o mês de novembro de um Posto de Saúde no entroncamento de Jaú e de outro no Novo Nilo”, disse.

A secretária de Saúde, Juliana Pinheiro (centro) comemora os resultados da saúde em Peixe.

José Augusto anunciou ainda que em breve a Prefeitura terá uma equipe de PSF itinerante.

“Conseguimos cadastrar outras duas equipes de PSF de forma que teremos uma PSF ativo na Vila de São Miguel, outro independente na Lagoa do Romão que vai atender também o Novo Nilo. A grande novidade é que vamos ter um PSF itinerante que uma vez vai atender no entroncamento do Jaú e durante o resto da semana vai fazer um trabalho preventivo nas escolas com relação a questão da atenção básica”, concluiu.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.