Prefeitura de Peixe alerta sobre vacinação contra Poliomielite e o Sarampo - Atitude Tocantins
Prefeitura de Peixe alerta sobre vacinação contra Poliomielite e o Sarampo
Cidades Destaques Notícias Peixe Saúde

Prefeitura de Peixe alerta sobre vacinação contra Poliomielite e o Sarampo

Prefeitura de Peixe alerta sobre vacinação contra Poliomielite e o Sarampo
Avalie esse post

A prefeitura Municipal de Peixe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta aos moradores da cidade de zonal rural sobre a importância da vacinação contra Poliomielite e o Sarampo iniciada no dia 06 e se estenderá até o dia 31 de agosto. Vale os país ficarem atentos que todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. 

por Redação


Conforme a secretária de Saúde, Julliana Dias Pinheiro das 08 às 16hs do dia 18 de agosto acontecerá no município do “Dia D” com uma grande mobilização em defesa da vacinação, ocasião em que todas as unidades de saúde do município estarão preparadas para receber os moradores do município de Peixe e assim realizar a imunização de centenas de crianças.

Ela alerta aos pais que mesmos seus filhos já tenham vacinados em algum momento pretérito, continua sendo necessário levar as crianças nas unidades de saúde portando a caderneta de vacinação para o controle da situação vacinal e assim seja avaliada e atualizada, caso necessário.

Locais de Vacinação em Peixe:

UBS Vila São José;

UBS Setor Aeroporto;

UBS Vila Quixaba;

UBS Vila São Miguel;

UBS Lagoa do Romão.

Conforme informações do Ministério da Saúde, neste ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um outro reforço. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

Quando e onde ocorre a campanha?

Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em postos de saúde de todo o país.

Qual o foco da campanha?

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. 

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária. (Com informações da EBC/Ministério da Saúde)

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *