Porto Nacional é maior exportador e importador na Balança Comercial 2017, afirma FIETO - Atitude Tocantins
Porto Nacional é maior exportador e importador na Balança Comercial 2017, afirma FIETO
Agronegócio Destaques Economia Estado Negócios Notícias

Porto Nacional é maior exportador e importador na Balança Comercial 2017, afirma FIETO

Porto Nacional é maior exportador e importador na Balança Comercial 2017, afirma FIETO
Avalie esse post

Na região sul os municípios de Gurupi (6), Cariri (8) e Figueirópolis (10) ficaram entre os 10 principais municípios exportadores do Tocantins. Alvorada chegou na 11ª posição. No comparativos das maiores cidades,  Porto Nacional lidera o ranking, Palmas alcançou a segunda posição, Gurupi a sexta e Araguaína a sétima posição.  

por Redação


Porto Nacional é destaque na Balança Comercial do Tocantins como maior exportador e importador, afirmam relatórios da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), divulgados no dia 09 de fevereiro. Os resultados da Balança Comercial do Tocantins, referentes ao ano de 2017, trazem Porto Nacional como o maior exportador (18%) e principal importador (62%) do Estado. Santa Rosa do Tocantins foi o município com aumento mais expressivo em exportações.

Palmas, a capital do Estado, segue em 2º lugar com o total de US$ 158 milhões, tendo 16% de participação nas exportações. Este município obteve crescimento de 450,92% quando comparado ao ano de 2016 devido ao desempenho positivo nas exportações de Soja (410,26%), produto que representa 91% do total de produtos exportados por Palmas em 2017.

Enquanto, o aumento mais expressivo foi o do município de Santa Rosa do Tocantins com mais de 2.000% de crescimento em relação ao ano anterior. Esse resultado é referente a exportação da Soja, produto exportado por este município em 2017.

Para o Prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, “esse destaque só demonstra, mais uma vez, a força produtiva local e de logística do Município que produz, recebe e distribui muitos produtos e riquezas dentro e fora do nosso Estado, nos sinalizando que quem acredita em Porto Nacional está investindo no lugar certo!” –  assegura o prefeito.

Soja e Milho

De acordo com a FIETO, Os principais produtos exportados são a soja e o milho que aumentaram 395,39% e 631,04%, respectivamente, deixando  Porto Nacional responsável por 18% do total de exportações.

Óleos de petróleo

O desempenho positivo da importação de óleos de petróleo (466,06%) também impulsionou Porto Nacional a ter 62% de participação no total de importações. Palmas está em segundo lugar na Balança participando de 16% do total de exportações e 35% do total de importações, segundo os relatórios.

Veja a íntegra da divulgação da FIETO

http://www.fieto.com.br/Noticia.aspx?c=5fd3534c-e1dd-49f6-9bda-e3801097b0c8

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.