Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Poder Judiciário derruba eleição que nomeou Rodrigo Maciel como presidente da Câmara
Eleições

Poder Judiciário derruba eleição que nomeou Rodrigo Maciel como presidente da Câmara

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins3 de janeiro de 2021 - 23:273 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Nesta segunda-feira, 04, o vereador Davi Abrantes concederá uma entrevista coletiva às 09 horas Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi, localizado às margens da BR-242, saída para Peixe durante a posse dos secretários que farão parte da administração pública municipal, para comentar sobre o caso.

por Wesley Silas

A Juíza de Direito Plantonista, Keyla Suely da Silva deferiu pedido de liminar declarando a validade do ato proferido pelo Presidente Interino, Vereador Davi Abrantes, na sessão de posse dos eleitos no que tange à prorrogação da sessão para eleição da Mesa Diretora e Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Vereadores de Gurupi – TO, após queda de energia no plenário da Casa de Leis que impediu a realização da eleição.

Com isso, a eleição promovida pelo Vereador Rodrigo Maciel não tem validade. No entendimento do advogado de Davi Abrantes o ato promovido pelo Vereador Maciel, “que não tinha competência para presidir a eleição pode em tese caracterizar crime de usurpação de função pública e violência arbitrária prevista no artigo 328 e 322 do código penal e ainda falta de decoro previsto no decreto 201/67 com risco de perca de mandato após processo na Câmara”.

O Vereador Davi Abrantes, que pela decisão judicial permanece como presidente interino da Câmara de Gurupi, deverá convocar os vereadores para a eleição da Mesa seguindo o Regimento Interno e a Lei Orgânica. Segundo Abrantes, “ninguém pode assumir a presidência sem que esteja legitimado para tanto. Por isso, com serenidade, espírito público e principalmente respeito as leis é que daremos seguimento aos atos solenes para eleição da mesa”.

Na sentença favorável a Davi Abrantes, a magistrada citou o parecer do Ministério Público elencando o Artigo 11 do Regimento Interno da Câmara prevê, ainda, que a sessão de escolha dos membros da Mesa Diretora será presidida pelo vereador com maior número de votos (presidente interino). No entanto, a eleição foi promovida pela Chapa Amor por Gurupi que realizou a sessão e nomeou Rodrigo Maciel como presidente da Casa.

“Assim, examinando detidamente os autos chega-se à conclusão de que a liminar postulada merece ser deferida. A relevância do fundamento emerge da alegada circunstâncias fático/jurídica trazidas no bojo da inicial, de que o ato praticado pelos 08 (oito) Vereadores – de realizar eleição ao arrepio do regimento é diametralmente oposto ao modo de ser da relação jurídica que dispõem os arts. 5º do Regimento Interno e 58 da Lei Orgânica Municipal”, escreveu a magistrada na sentença.

A juíza destacou que a “convocação dos Vereadores para as sessões ordinárias ou extraordinárias, devem obedecer às previsões normativas, bem como as demais regras que permeiam o Direito Público acerca de moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e democracia”.

Confira a íntegra da decisão.

 

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

No Dia da Mulher, Dorinha surge com vídeo impactante e mostra força na disputa pelo Governo do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:06

Eduardo Fortes leva Copa de Futebol Society e ação social a Brejinho de Nazaré neste domingo (08), Dia Internacional da Mulher

7 de março de 2026 - 18:05

PSD articula fortalecimento no Tocantins em encontro estadual com Kassab, Laurez e Irajá em Palmas

6 de março de 2026 - 12:23

Em Porto Nacional, Wanderlei rebate boatos sobre afastamento e diz que oposição “só monta chapa se me colocar como candidato”

5 de março de 2026 - 20:38

Laurez Moreira prestigia entrega de título de Cidadã Tocantinense à ex-senadora Kátia Abreu em sessão solene na ALETO

5 de março de 2026 - 18:47
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.