Parque Cesamar sedia domingo 6ª edição da “Caminhada Passos que Salvam” do Hospital de Câncer de Barretos - Atitude Tocantins
Parque Cesamar sedia domingo 6ª edição da “Caminhada Passos que Salvam” do Hospital de Câncer de Barretos
Cidades Mulher Palmas Saúde

Parque Cesamar sedia domingo 6ª edição da “Caminhada Passos que Salvam” do Hospital de Câncer de Barretos

Avalie esse post

Em Palmas (TO), a caminhada será domingo, dia 26, às 8h. Para obter mais informações e saber onde adquirir os kits, entre em contato com a coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos em Palmas, Ana Paula Bichuette, através do número (63) 99944-8420 ou  acesse facebook.com/PalmasParaVida

por Redação 

Levar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é a principal missão da “Caminhada Passos que Salvam”, a maior mobilização promovida pelo Hospital de Câncer de Barretos, simultaneamente, em centenas de cidades de todo o país.

Todos os anos, durante o último domingo do mês de novembro, a ação é realizada. A escolha da data está relacionada à proximidade com o “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, celebrado no dia 23 de Novembro. Em 2017, a Caminhada acontecerá no dia 26/11 e a previsão é de que cerca de 650 cidades, em 19 estados do país (neste ano, incluindo os estados do Maranhão, Roraima e Rio de Janeiro) se unam em favor dessa causa.

Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença, estão manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos, sintomas que parecem comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.

De acordo com o diretor médico do Hospital de Câncer Infantojuvenil, Luiz Fernando Lopes, a unidade infantojuvenil do HCB tem todas as condições de tratar as crianças com a mesma qualidade dos países com alto nível de desenvolvimento (especialistas experientes, medicamentos adequados e uma excelente estrutura), mas nada disso impacta na vida das crianças se elas não chegarem precocemente para o tratamento. “Ainda há uma quantidade significativa de crianças chegando tardiamente em nossa instituição. O que falta é a conscientização de médicos, enfermeiros e familiares, e essa campanha é uma das melhores formas que encontramos para sensibilizar essas pessoas. Nós só alcançaremos níveis internacionais de cura se tivermos esse cenário favorável”, afirma.

Para a coordenadora da ação, Naima Kathib, o intuito da Caminhada é trazer à discussão essa conscientização de maneira lúdica, envolvendo toda a sociedade para permitir que aconteçam mais diagnósticos precoces e as chances de cura possam ser ampliadas para até 95%.

Em 2012, primeiro ano em que ocorreu a mobilização, 19 municípios do Estado de São Paulo e dois de Rondônia caminharam, levando a população, empresas e entidades para participar do evento. Já no ano seguinte, o número mais que quadruplicou: 80 municípios participaram da caminhada em oito estados. A terceira edição foi ainda melhor: 201 cidades em 11 estados brasileiros caminharam juntas, no mesmo dia e horário, levando mais de 150 mil pessoas às ruas. Em 2015, foram 306 cidades de 12 estados que caminharam, comprometidos na luta contra o câncer infantojuvenil. No ano passado, a “Passos que Salvam” mobilizou 300 mil pessoas em cerca de 500 cidades de todo o Brasil. 

Captação de Recursos

Além de disseminar essas importantes informações, a “Caminhada Passos que Salvam” também possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil. Ao adquirir um kit com camiseta, boné e ‘sacochila’, cada participante estará contribuindo com o valor de R$ 35,00, que será direcionado à instituição.

Em Palmas (TO), o local definido para a Caminhada é o Parque Cesamar, às 08h. Para obter mais informações e saber onde adquirir os kits, entre em contato  com a coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos em Palmas, Ana Paula Bichuette, através do número (63)99944-8420 ou  acesse facebook.com/PalmasParaVida.

Sobre o Hospital de Câncer de Barretos

Excelência em oncologia, o Hospital registra 6.000 atendimentos/dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização, o grande diferencial da instituição.

Com 55 anos de história, o Hospital de Câncer de Barretos possui diversas unidades de tratamento e prevenção. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho, encontram-se os hospitais que oferecem tratamento para as pessoas que já possuem o câncer.

Já os Institutos de Prevenção, que realizam exames de diagnóstico precoce, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA), Lagarto (SE) e Campinas (SP) – já em funcionamento. Macapá (AP) – projetos em andamento.

Novas parcerias estão sendo fechadas em Rio Branco (AC) e com o estado de Mato Grosso para a construção de um Centro de Prevenção. Já em Palmas (TO), estuda-se a construção de um Hospital de Câncer para tratamento da doença.

 Nossos números de 2016:

Realizados 829.081 atendimentos a 151.883 pacientes, vindos de 2032 municípios e distritos de todos os estados brasileiros. Desse total, 10.194 atendimentos foram para 428 pacientes do Tocantins.

Deixe Sua Opinião Ela é Importante Para Nós

Tags

Sobre o Autor

Atitude Tocantins

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *